sexta, 22 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Exposição “Pelos Caminhos da Estrada Boiadeira” segue até dia 23

A exposição fotográfica “Pelos Caminhos da Estrada Boiadeira” que começou no dia 20 de Março, permanecerá à disposição do público na Biblioteca Municipal de Fernandópolis até 23 de Abril. A…

A exposição fotográfica “Pelos Caminhos da Estrada Boiadeira” que começou no dia 20 de Março, permanecerá à disposição do público na Biblioteca Municipal de Fernandópolis até 23 de Abril. A biblioteca fica na Avenida Milton Terra Verdi, 420.

O evento está reunindo diversas escolas da cidade, onde alunos e população podem ver de perto as histórias e imagens antigas da estrada da boiadeira.

Organizada pelo turismólogo Evandro Júnior Ferreira da Silva com patrocínio do SISEM – Sistema Estadual de Museus, ligado à Secretaria Estadual da Cultura, a Mostra tem o apoio logístico da Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari. Em Fernandópolis, a exposição foi organizada em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura.

Segundo o secretário Vic Renesto, “o Evandro é uma autoridade quando o assunto é a Estrada Boiadeira, que ele pesquisa há quase 15 anos. Até produziu um documentário em vídeo, chamado Velha Vereda do Sertão”, disse. O documentário foi feito através de captação de recursos pelo ProAc.

A Boiadeira iniciou sua saga no final do século 19, e ligava o antigo Porto Taboado, no Rio Paraná (divisa dos Estados de Mato Grosso e São Paulo) a Jaboticabal. Por seu percurso, de aproximadamente 385 km, eram conduzidas as boiadas mato-grossenses em direção aos frigoríficos de Jaboticabal, Rio Preto e Barretos.

A proposta da Mostra é evidenciar o patrimônio cultural material e imaterial existente no velho caminho que miscigenou costumes e tradições da população do noroeste paulista. Hoje, restam muitos vestígios dos tempos áureos da Boiadeira, como capelas, pousos, cruzeiros e pequenos cemitérios. A Exposição é o primeiro evento em homenagem ao aniversário de Fernandópolis comemorado no dia 22 de Maio.

Mais informações na Secretaria Municipal de Cultura no telefone (17) 3442 3797.

Notícias relacionadas