sexta, 15 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Exportações voltam a crescer mais que importações

Ao contrário da tendência dos últimos meses, as exportações iniciaram abril em um ritmo de crescimento mais forte do que as importações. Isso explica o superávit comercial elevado registrado na…

Ao contrário da tendência dos últimos meses, as exportações iniciaram abril em um ritmo de crescimento mais forte do que as importações. Isso explica o superávit comercial elevado registrado na primeira semana de abril, de US$ 859 milhões, o segundo melhor resultado do ano.

De acordo com dados divulgados hoje pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, a expansão de 16% das exportações em relação a abril de 2006 foi puxada pelo aumento das vendas nas três categorias de produtos: semimanufaturados (22,8%), básicos (22,1%) e manufaturados (12 5%). Entre os produtos que mais subiram, estão alumínio em bruto minério de cobre, milho em grão, minério de alumínio e suco de laranja.

Nas importações, a alta de 11,6% na comparação com abril de 2006 se deve a maiores compras principalmente de produtos farmacêuticos, equipamentos mecânicos, químicos orgânicos e inorgânicos e siderúrgicos. Mas, em relação a março, houve uma redução de 3,7%, sinalizando que as compras internas devem voltar a ganhar força nas próximas semanas de abril, retomando o ritmo dos últimos meses. No acumulado do ano, as importações cresceram 27,8% em relação igual período de 2006, enquanto as exportações subiram 16,5%.

Notícias relacionadas