O vereador José Carlos Zambon obteve do Poder Executivo a resposta oficial a respeito das informações requeridas pelo edil, sobre os planos para a instalação da Guarda Municipal na cidade.
Em resposta ao vereador, a administração municipal a atual crise econômica como principal fator da possível demora na implantação de uma Guarda Municipal na cidade.
Segundo o oficio resposta ao vereador Zambon, o prefeito Luis Vilar de Siqueira cita “Em razão da crise conômica em que se encontra o pais e consequentemente o município, por razões de interesse público, aguardará momento oportuno para a concretização da criação, instalação e funcionamento do sistema permanente de vigilância do patrimônio publico municipal. Informamos ainda que, a criação da guarda municipal depende da realização de diversos estudos técnicos de ordem operacional e administrativa, bem como, impactos orçamentários, a fim de garantir de forma ordenada e eficaz a prestação efetiva do serviço especifico da matéria”, justifica a administração.
Zambon levantou o questionamento sobre a Guarda Municipal durante explanações sobre o uso do Recinto de Exposições Municipal, que durante os anos anteriores era alvo constante de depredação e vandalismo, por não conter agentes de policiamento nem fiscalização. Zambon lembrou que a aplicação de guardas municipais poderiam garantir a segurança do local além da geração de empregos.