segunda, 13 de janeiro de 2025
Pesquisar
Close this search box.

Ex-prefeito barrado pelo TRE-SP ganha secretaria após eleger filha

O ex-prefeito de Birigui (SP), Wilson Borini (União Brasil), que foi barrado nas eleições municipais de 2024, ganhou um cargo estratégico no gabinete municipal após conseguir eleger sua filha como…

O ex-prefeito de Birigui (SP), Wilson Borini (União Brasil), que foi barrado nas eleições municipais de 2024, ganhou um cargo estratégico no gabinete municipal após conseguir eleger sua filha como prefeita. Com informações do UOL.

Samanta Borini (PSD), de 41 anos, foi candidata no lugar do pai. Borini, de 74 anos, teve sua candidatura vetada pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).

O ex-prefeito foi nomeado como secretário de Governo, cargo político estratégico na prefeitura. Ele será responsável por coordenar ações entre as secretarias e fazer a relação institucional do Executivo com o Legislativo e outros setores.

Em 2015, Borini foi condenado por crime eleitoral (compra de votos) pelo TRE-SP. Durante as eleições de 2012, o político e outros dois investigados prometeram pagar, a candidatos a vereador, R$ 50 a cada eleitor angariado e mais R$ 70 caso fosse eleito.

Wilson Borini ao lado da filha, Samanta Borini. Foto: Reprodução

Borini foi condenado a 1 ano, 11 meses e 10 dias de prisão em regime aberto, mas a pena foi substituída por prestação de serviços à comunidade.

A Lei de Inelegibilidade prevê que condenados por crime eleitoral, com pena privativa de liberdade, estão inelegíveis por oito anos, com o prazo sendo contado após o cumprimento da pena.

A pena do ex-prefeito foi cumprida em 10 de abril de 2018. Oito anos começaram a ser contados. O prazo terminará em 10 de abril de 2026, o que o tornou inelegível para as eleições de 2024.

Sete parentes de Samanta e do vice-prefeito, Marcelo Parizati (PSD), ocuparão seis pastas na gestão municipal:

  • Wilson Carlos Rodrigues Borini (pai da prefeita): secretário de Governo
  • Sônia Regina Alban (tia da prefeita): secretária da Assistência Social
  • Silvana Regina Padovan Borini (cunhada da prefeita): secretária-adjunta da Assistência Social
  • Fariza de Fátima Ferrer Mansour (companheira de Wilson Borini): secretária-adjunta de Cultura e Turismo
  • Rosinei Ulofo de Andrade Parizati (esposa do vice-prefeito); secretária-adjunta de Esportes e presidente do Fundo Social de Solidariedade
  • Kaira Moniza Borini da Silva (prima da prefeita): secretária do Meio Ambiente
  • Hilário Zerloti (marido da tia da prefeita): secretário-adjunto de Serviços Públicos

Notícias relacionadas