Uma eleitora republicana que já foi Miss Califórnia e é ferrenha opositora ao uso de máscaras contra a Covid-19 e à vacina contra o coronavírus está dando recompensa em dinheiro a crianças, os pais delas e idosos que se recusem a usar a proteção facial.
Carrie Prejean Boller, de 35 anos, aparece em vídeos que ela postou no Instagram se dirigindo a famílias em lojas de grandes redes, incluindo Target e Home Goods, que não estavam usando máscaras e dando a elas recompensas em dinheiro: geralmente, notas de 5 dólares (R$ 26).
Em um dos vídeos, Carrie chama as máscaras de “focinheiras” e diz às crianças que elas podem agir como “líderes” não ouvindo seus professores e se recusando a usar a proteção.
“Você é a próxima Rosa Parks. Você é o próximo Martin Luther King”, diz a ex-miss (eleita em 2009, sendo vice no Miss EUA desse ano), eleitora de Donald Trump, a uma criança, citando líderes civis americanos.
Em outros vídeos, a americana, que é casada com o ex-jogador da NFL (principal liga de futebol americano) Kyle Boller, com quem tem dois filhos, aborda pessoas com máscara e os tenta convencer a retirar a proteção.
A Califórnia é um dos 16 estados americanos que ainda exigem que os alunos usem máscara nas escolas e que teve algumas das políticas mais rígidas durante a pandemia.
Desde o início da pandemia, os EUA já registraram 75,6 milhões de casos de Covid-19, com 893 mil mortes.