O ex-deputado de Santa Catarina Nilson Nelson Machado, 63, foi preso pela Polícia Federal (PF) no Centro do Rio de Janeiro na quarta-feira (2). O ex-parlamentar, foragido há mais de um ano, foi condenado por estupro de vulnerável após abusar de crianças e adolescentes em uma creche que ele gerenciava em 2013.
A prisão foi realizada após levantamentos e trocas de informações entre as autoridades. O mandado de prisão definitiva foi expedido pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Florianópolis. Duduco foi encaminhado ao sistema prisional do Rio de Janeiro, onde permanece à disposição da Justiça. Ele foi condenado a cumprir uma pena de 20 anos.
A defesa do ex-deputado, por meio de nota, informou que há um recurso e um habeas corpus em andamento nos Tribunais Superiores, “visando desconstituir a injusta condenação de Duduco.” Inicialmente, ele havia sido condenado a 31 anos de prisão por maus-tratos e abuso sexual, mas a sentença foi reduzida posteriormente para 25 anos e seis meses de reclusão.