Janaína Xavier, jornalista que deixou o Grupo Globo em maio de 2022 após 23 anos na emissora, disse em recente entrevista que sentiu que perdeu espaço na empresa por ser considerada “bonita demais” pelos outros. Na visão da ex-apresentadora do SporTV, o canal buscava “outros padrões”, então ela acabou perdendo a vaga para uma “menina mais cheinha” e “inclusive, a mulher preta”.
“Teve um certo momento em que eu estava me sentindo tratada como ‘você é muito bonita para estar aqui’ e aí tinha aquela coisa de inserir a menina mais ‘cheinha’. Cada um vê beleza de uma forma, gente. Não estou dizendo que a mais cheinha não é bonita. Longe disso. Estou falando na visão deles”, declarou.
Em participação no podcast “Benja Me Mucho”, de Benjamin Back, Janaína acrescentou que sempre defendeu a meritocracia e, atualmente, na opinião dela, o foco é em “perfis diferentes”: “Isso é na minha visão. Na pressa de mostrar a diversidade quando a questão é contratar uma mulher ou um homem, eles vão na mulher. Uma mulher preta ou branca, vão na preta. Ela é cheinha e fora dos padrões, a outra é muito bonita, perua… vamos na primeira”.