domingo, 22 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Evento sobre participação feminina na política terá apenas homens

Às 6h36 da manhã deste 8 de março, dia internacional da luta pelos direitos da mulher, o print de um post chegava ao meu telefone por meio de uma fonte….

Às 6h36 da manhã deste 8 de março, dia internacional da luta pelos direitos da mulher, o print de um post chegava ao meu telefone por meio de uma fonte.

Tratava-de uma espécie de convite digital para um evento por ocasião da semana da mulher organizada pelo Grupo Voto. Nele, uma lista de pesos pesados da política entre os debatedores. Todos homens: Jair Bolsonaro (presidente da República), Arthur Lira (presidente da Câmara), Paulo Guedes (ministro da Economia), Tarcísio de Freitas (ministro da Infraestrutura) e Rodrigo Garcia (vice-governador de SP).

Este blog achou que se tratava de um meme. Não era.

No resumo do evento, a seguinte inscrição: “na semana da mulher, o Grupo Voto fomenta a participação feminina na política”.

Aquele convite, portanto, ia no sentido oposto ao verbo “fomentar”. Ele retratava apenas o óbvio: a política é um ambiente masculino e ponto final.

Rodrigo Garcia se posicionou em sua rede social dizendo que levará com ele as secretárias de estado do governo de São Paulo ao evento e que “a foto da divulgação faz acreditar que fará palestra ao lado de pessoas que pensam diferente de mim quando o assunto é defesa da mulher”.

Um dos dos debatedores chegou a procurar o blog para dizer que era apenas um convidado, não organizador. E que entendia que aquela imagem era ruim, mas que a responsabilidade era da instituição que fez o convite — a propósito, comandada por mulheres.

A coluna entrou em contato com a empresa que organiza o evento, o Grupo Voto, mas não recebeu resposta até a última atualização.

Notícias relacionadas