Os Estados Unidos vão implantar regras novas na concessão de vistos aos brasileiros a partir de maio. A partir do dia 7, será nos guichês que os viajantes para os Estados Unidos deverão dar entrada nos documentos para pedir o visto americano. O agendamento será feito por meio de um novo site na internet a partir do dia 30 deste mês.
Hoje, a autorização de entrada no país norte americano é concedida em quatro cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Recife. O que o novo sistema quer é justamente desafogar os consulados para que a análise dos pedidos seja mais rápida.
Para isso, o serviço vai ser descentralizado. A coleta dos dados e documentos será feita em postos fora dos consulados. A foto do viajante também será tirada no local. Antes, era preciso trazer a foto de casa. São Paulo terá dois postos.
A entrevista com os diplomatas americanos, que só será necessária para quem estiver pedindo visto pela primeira vez ou em casos excepcionais, vai continuar sendo feita nos consulados.
Três de cada dez viajantes que pedem o visto americano em São Paulo não moram na cidade. Em um primeiro momento, para essas pessoas, o novo sistema pode até dificultar um pouco o processo, já que elas terão que ir uma vez ao posto para entregar os documentos e depois voltar a São Paulo para a entrevista no consulado. Mas, baseado na experiência de outros países que já implementaram este mesmo sistema, o consulado americano acredita que dentro de pouco tempo o visto vá ficar mais fácil para todo mundo.
“Nós temos a expectativa, com esse sistema e com os outros passos que temos implantado, esse ano atender até cinco mil pessoas por dia até o fim de junho, e talvez ainda mais até o fim do ano”, comenta William Popp, cônsul-geral dos Estados Unidos em São Paulo.
A partir de 7 de maio, a documentação também poderá ser entregue em um posto em Belo Horizonte.