Um estudo do Journal of the American Academy of Child and Adolescent Psychiatry mostrou que a taxa de suicídios nos Estados Unidos cresceu 28,9% em abril de 2017, logo após o lançamento da primeira temporada da série “13 Reasons Why“, da Netflix.
De acordo com o levantamento, o número de suicídios entre adolescentes de 10 a 17 anos em abril de 2017 foi o maior em um único mês nos últimos cinco anos. O aumento foi identificado exclusivamente nessa faixa etária, que também representa cerca 75% da audiência da série.
“13 Reasons Why” gira em torno do suicídio da estudante Hannah Baker e o efeito da morte dela nos seus amigos de escola. Desde que foi lançada, a série gerou muita controvérsia, inclusive por mostrar explicitamente a morte da protagonista. O estudo, entretanto, não diz quais seriam as causas para o aumento dos suicídios.
Apesar das críticas, “13 Reasons Why” foi um dos maiores sucessos recentes da Netflix. A série, que é inspirada no livro homônimo de Jay Asher, já teve a terceira temporada confirmada.