sábado, 23 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Estudo aponta os empregos que causam infelicidade

Uma pesquisa da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, detectou quais são os sete empregos que causam mais infelicidade na vida. Para descobrir este dado, a instituição de ensino conduziu um…

Uma pesquisa da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, detectou quais são os sete empregos que causam mais infelicidade na vida. Para descobrir este dado, a instituição de ensino conduziu um estudo de 85 anos, desde 1938, com 700 profissionais de todo o mundo e os questionou sobre suas carreiras a cada dois anos.

O objetivo da pesquisa de Harvard era determinar quais fatores são capazes de aumentar ou diminuir a felicidade no trabalho. Como resultado, descobriu-se que as profissões mais infelizes são, na maioria das vezes, as mais solitárias, nos quais os funcionários não têm a oportunidade de trabalhar com uma equipe.

O estudo concluiu que o segredo para viver uma vida feliz, saudável e longa, não é dinheiro, sucesso profissional, exercícios ou uma dieta equilibrada. Relacionamentos positivos são o que tornam as pessoas felizes ao longo da vida, reforça a equipe responsável pela pesquisa. E isso também se aplica ao trabalho.

Isso porque, segundo os pesquisadores, as tarefas solitárias fazem com que as horas de trabalho pareçam mais longas, gerando a infelicidade.

A falta de interações sociais também afeta negativamente a saúde, situação que costuma se agravar, de acordo com o estudo, quando se adicionam rotações ou turnos noturnos. Nesse sentido, a Universidade Harvard estabeleceu quais são os sete empregos que geram infelicidade e insatisfação nos trabalhadores:

Entregadores;
Motoristas de caminhão que percorrem longa distância;
Seguranças particulares;
Trabalhos com horários noturnos, como vigilantes e porteiros;
Trabalhos em serviços remotos;
Profissionais da área de atendimento ao cliente; e
Funcionários do comércio varejista.

Importância das relações interpessoais contra a infelicidade, segundo pesquisa de Harvard
A pesquisa também abordou a importância das relações interpessoais no ambiente de trabalho, que podem ajudar a aliviar o sentimento de solidão. Além disso, reforçou-se que o trabalho em equipe é necessário não apenas para a produtividade, mas também para o moral dos funcionários.

Dicas para melhorar o ambiente de trabalho
O desenvolvimento de vínculos com colegas de equipe, pois ajuda a trabalhar de maneira inteligente e eleva o moral;
Colegas de trabalhos que compartilham dos mesmo interesses;
Não ter medo de pedir ajuda ou orientação; estar pronto para ajudar os outros;
Encontrar locais de trabalho onde a comunicação com os colegas de equipe sobre assuntos não relacionados ao serviço seja permitida; e
Local onde o gerente ou a cultura da empresa valorize o trabalho em equipe, o que torna o ambiente muito mais fácil.

Notícias relacionadas