segunda, 25 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Estudo afirma que existem 20 tipos de pessoas no Facebook

Existem os que fazem muitas e frequentes postagens, os que nunca têm nada de positivo a dizer, os que gostam de passar despercebidos, os que só gostam de páginas de…

Existem os que fazem muitas e frequentes postagens, os que nunca têm nada de positivo a dizer, os que gostam de passar despercebidos, os que só gostam de páginas de viagens e aqueles que só procuram ‘promoções’. E você, sabe qual é o seu perfil no Facebook? Talvez você não soubesse, mas esta rede social é uma verdadeira vitrine de personalidades.

Ao todo, concluiu um estudo recente elaborado pela PSE – Produtos e Serviços de Estatística e a que o Notícias ao Minuto teve acesso, são 20 as personalidades diferentes que ‘passeiam’ pelo Facebook.

Durante um ano e com o objetivo de ajudar as empresas a captar o interesse dos usuários da rede social, a PSE analisou “670 mil seguidores de mais de 300 marcas, em oito setores de atividade (Automóvel, Banco, Mídia, Retalho, Saúde, Seguros, Transportes e Turismo). E foi dessa pesquisa que “resultou a identificação de 20 perfis de comportamento”.

De entre as 20 personalidades digitais destaca-se o Influencer, “aquele que faz muitas publicações e recebe bastantes reações dos usuários”. Há também o Informer, que “faz muitos comentários e num grande número de páginas distintas” ou o Cool & Happy, “aquele que tem apenas comentários positivos” e que se distingue do Hater que “nunca se mostra positivo nas suas interações com as marcas no Facebook”.

Junto com eles, encontramos também “aquele que se interessa por diferentes áreas e pesquisa sobre bastantes indústrias e marcas”: o Voyeur. O que “comenta maioritariamente uma marca e de forma sempre positiva (Brand Lover), ou ainda o que faz a maioria das intervenções com as marcas durante a madrugada, o Sleepless”.

Já o Adventurer “foca-se bastante nas áreas temáticas que alimentam o seu espírito aventureiro, com especial enfoque nos temas de automóvel e de viagens”, ao passo que o Bargain Hunter “usa o Facebook para procurar promoções e concurso para adquirir produtos de marcas a um preço mais apelativo”.

O Debater “interage muito no Facebook, havendo muitos com ele com especial interesse pela área dos Media”, o Digital Consumer interessa-se “por diversas marcas, sobretudo no âmbito digital”, enquanto o Life Styler, “interage com alguma frequência e mostra especial interesse em páginas da imprensa dedicadas a temas femininos, de sociedade e saúde”.

Ainda mais presente, o Fast “comenta muitas vezes e com curtos períodos de intervalo, estando muito atento ao Facebook”, enquanto o Observer raramente faz comentários.

Aquele que usa esta rede social para procurar e consultar insights sobre uma área e marca específica é o Insight Seeker, havendo ainda o que é muito fiel à sua marca favorita, apenas comentando nessa página (Loyal Participant) e o que, pelo contrário, comenta muitas marcas, mas todas do mesmos setor de atividade (Industry Follower)

Fechando a lista falamos do Prime Time Follower, “aquele que comenta no Facebook durante a noite, depois do jantar e antes de se deitar, sobretudo numa área específica”, o Motorhead, “que mostra especial interesse por páginas que abordam temas relacionados com motos e automóveis”, e o Traveler, que “se interessa maioritariamente por páginas de viagens”.

Notícias relacionadas