Os estudantes que quiserem pedir o FIES em 2015 têm até o dia 30 de abril para dar entrada no sistema, mas poucos estão conseguindo se inscrever.
O MEC informou que, por causa da quantidade de acessos, o site do FIES está “instável”.
Entenda o que está acontecendo com o site do FIES e por que está tão difícil conseguir fazer a inscrição.
O FIES está fora do ar?
Para se adaptar às novas regras do FIES, que exigem um desempenho mínimo no Enem de 450 pontos nas provas objetivas e nota maior do que zero na redação, o sistema para solicitação do Programa de Financiamento Estudantil do Governo Federal ficou fora do ar nas primeiras semanas do ano.
De acordo com o MEC, a página do FIES voltou a funcionar no dia 23 de fevereiro. No entanto, muitos estudantes não estão conseguindo fazer a inscrição para o Financiamento Estudantil.
Em reportagens veiculadas no Jornal Nacional, Bom Bia Brasil, Portal G1 e Estadão, entre outros, candidatos ao FIES relatam problemas para acessar o sistema e concluir a inscrição. Entre as principais queixas, estão:
Erros na página impedindo o acesso com o CPF.O sistema cai antes de concluir a inscrição.O sistema avisa que o limite de financiamentos para aquela instituição já foi atingido.A página não carrega o próximo passo e o estudante precisa recomeçar todo o processo.
A informação oficial do MEC é que o site do FIES ficou fora do ar para manutenção e está disponível desde o dia 23 de fevereiro, apresentando “instabilidade”.
A imprensa especula que os problemas para se inscrever no FIES estão relacionados aos cortes no orçamento do Governo Federal, mas o MEC não se pronunciou a respeito.
O que fazer para conseguir concluir a inscrição do FIES?
Apesar dos problemas, é possível fazer a inscrição do FIES. De acordo com relatos dos estudantes que conseguiram se inscrever, foi necessário fazer várias tentativas e passar algumas horas “de plantão” na página do FIES para concluir o processo.