Estudantes da Faculdade de Medicina de Catanduva (Fameca) trocaram socos e chutes com alunos do mesmo curso da PUC-Campinas, durante a abertura dos jogos universitários Pré-Intermed, na manhã do último sábado (1º), no ginásio Milton Olaio Filho, em São Carlos, no interior de São Paulo.
A confusão se estendeu por toda a quadra. Imagens foram compartilhadas nas redes sociais.
Segundo a Liga Esportiva das Atléticas de Medicina do Estado de SP (Leamesp), responsável pela organização do evento, a confusão entre as torcidas foi controlada rapidamente. O motivo da briga não foi informado. A Liga ressaltou que repudia toda forma de violência e que já identificou os responsáveis, que sofrerão sanções. A Leamesp disse ainda que o evento fomenta o esporte e o turismo universitário e que a organização vai se reunir para evitar que casos semelhantes voltem a acontecer.
De acordo com a organização, ninguém se feriu. O evento segue até o dia 8 de abril.
A PUC-Campinas disse que lamenta o ocorrido e que condena qualquer tipo de violência. Ainda de acordo com a instituição, a organização de equipes esportivas é uma atividade espontânea dos estudantes e não conta com o apoio da universidade.
A Prefeitura de São Carlos informou que apenas empresta o ginásio aos organizadores, que são responsáveis pela segurança e ambulâncias do local. Qualquer prejuízo ao patrimônio público também é de responsabilidade da organização do evento.
A reportagem não conseguiu falar com a Fameca. A faculdade também não se pronunciou pelas redes sociais até este domingo (2).
A Pré-Intermed deste ano conta com cerca de 3 mil participantes, todos estudantes. O evento reúne 11 atléticas de faculdades de medicina do interior do Estado de SP. A competição tem 16 modalidades esportivas.
O primeiro jogo aconteceu logo após a briga.