estudante César Paulo de Alcântara Carvalho, 11 anos sofreu ferimentos no rosto ao ser atacado por um cachorro da raça pitbull que fugiu de uma casa da rua Roberto Teixeira, no Jardim Itapema, em Rio Preto, no início da noite de anteontem. Socorrido pelo irmão, o menino foi levado à Unidade Básica de Saúde (UBS) do Solo Sagrado, onde recebeu três pontos para fechar as feridas. César conta que saiu da aula de capoeira e estava a caminho da casa da tia quando o cachorro pulou o muro e correu em sua direção. “Ele pulou no meu peito e eu cai. Então ele mordeu meu rosto. Eu consegui me virar e ele foi embora. Doeu muito. Fiquei com muito medo. Não sei se quero passar de novo naquela rua”, diz.
Minutos depois de o pitbull atacar o estudante, o irmão de César o encontrou caído na rua e foi com ele até a casa da tia, que fica a poucas quadras do local. “Me levaram no posto de saúde e precisou dar pontos no rosto. Eu já tinha visto esse cachorro solto na rua, mas ele nunca tinha feito nada.” A mãe do estudante, a dona de casa Zilda Dias de Alcântara Carvalho, 42 anos, diz que esta não é a primeira vez que o animal ataca crianças que passam pela rua. “Ele já mordeu uma menina, mas os pais dela não procuraram a polícia. É preciso que alguém faça alguma coisa ou esse cachorro vai continuar atacando as crianças na rua”, diz a dona de casa.
De acordo com Zilda, o dono do cachorro disse que vai ajudar a família e pagar o que for necessário para cuidar dos ferimentos de César. A dona de casa decidiu procurar a polícia para que alguma providência seja tomada para evitar que o animal volte a fazer novas vítimas. “Os donos precisam cuidar melhor do cachorro. A sorte é que ele só deu uma mordida no meu filho, mas poderia ser muito pior, ele poderia estar mais machucado”, diz. A reportagem tentou localizar o dono do pitbull, mas ninguém foi encontrado na casa onde vive o animal. A Polícia Civil instaurou boletim de ocorrência por omissão de cautela na guarda de animal. Se condenado, o dono do cachorro pode receber uma pena de até dois meses de prisão.