Na terça-feira (24), um estudante de 14 anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) foi agredido por um colega dentro de uma escola municipal em Mongaguá, litoral paulista. A violência, que foi registrada em vídeo, teria sido motivada por uma troca de ofensas. As agressões aconteceram na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Givaldo Alves Gomes, no bairro Copacabana Paulista.
O caso foi registrado como lesão corporal no 1º DP da cidade na quarta-feira (25). Em abril deste ano, o estudante, que já havia sido ameaçado para não denunciar colegas fumando maconha no banheiro da escola, precisou se afastar das atividades escolares para iniciar um tratamento psiquiátrico e psicológico. Ele tinha acabado de retornar às aulas após um longo período de ausência.
No boletim de ocorrência, a responsável pelo menino relatou que foi à escola para entregar as chaves de casa e ficou sabendo da briga através de um colega do filho. Um inspetor teria dito a ela que “não era nada para se preocupar”. No entanto, o estudante estava chorando na sala da diretoria. O menino foi levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Agenor de Campos, onde os médicos constataram que ele havia sido atingido no rosto, cabeça, boca e nariz, além de sofrer com dores e um ferimento interno nos lábios.