Um episódio inusitado marcou uma audiência virtual na 18ª Vara do Trabalho de Curitiba, nesta quinta-feira (24). Durante a sessão, o réu, Ricardo, escondeu-se debaixo de uma mesa enquanto seu advogado, Robison de Almeida Albuquerque Maranhão, participava da audiência.
A cena foi registrada pela própria câmera do réu e levantou suspeitas após o magistrado solicitar que o advogado mostrasse o ambiente. No entanto, o defensor não exibiu todo o local. Quando o juiz pediu novamente para girar a câmera, Ricardo escondeu-se debaixo da mesa, o que foi flagrado pela gravação.
“Por que que o Ricardo entrou debaixo da mesa, doutor? Poxa, vocês estão de brincadeira com o juiz aqui. Só pode ser piada mesmo. Doutor, eu vou oficiar a OAB, é uma palhaçada e uma falta de respeito”, afirmou.
O réu não poderia estar no mesmo ambiente que seu advogado, pois poderia ouvir o depoimento da outra parte, o que constitui uma violação do artigo 385 do Código de Processo Civil (CPC). Esse procedimento visa garantir a imparcialidade do processo e evitar interferências indevidas nos depoimentos. O juiz suspendeu a audiência imediatamente após descobrir a fraude e anunciou que os próximos depoimentos ocorrerão de forma presencial.