Mamografia deve ser feita a cada doze meses a partir dos 45 anos de idade. Essa é a nova recomendação da Sociedade Americana de Câncer.
Em vez de começar a fazer a mamografia aos 40, agora a orientação é que ela seja feita anualmente a partir dos 45 anos de idade. A entidade recomenda que até os 54 anos o exame seja feito a cada doze meses.
Essa obrigatoriedade não vale para mulheres a partir dessa idade e entre 40 e 44 anos. Mas a Sociedade Americana de Câncer informa que caso queiram, elas poderão ser submetidas à mamografia.
De acordo com a entidade, as recomendações foram alteradas porque há evidências de que o procedimento tem limitações: é menos útil em mulheres mais jovens e tem sérias consequências, como resultado falso positivo.
No Brasil, há duas diretrizes: a Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda a mamografia seja feita anualmente dos 40 até os 70 anos de idade. Já para o Instituto Nacional do Câncer, ela deve ser feita a partir dos 50 anos, com intervalos de até dois anos.