domingo, 22 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Estado vai liberar mais leitos de UTI para a região de Rio Preto

Socorro O governo estadual deverá entrar em cena de novo para socorrer a região de Rio Preto diante do aumento na taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid-19….

Socorro
O governo estadual deverá entrar em cena de novo para socorrer a região de Rio Preto diante do aumento na taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid-19. A informação foi dada ao DLNews no início da noite desta segunda-feira (31) pelo secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

Mais leitos
“O crescimento na ocupação de fato ocorreu. E estamos trabalhando mais leitos para esta semana”, afirmou Vinholi, que apontou como alentadora, no entanto, a queda nas internações em geral apontada pelos números disponibilizados.

Pelo menos 30
Em conversas com políticos que o procuram para pedir ajuda, o secretário tem sinalizado com a abertura de ao menos 30 novas vagas para a região. O DLNews apurou que parte deste leitos deverá ser implantada na cidade de Novo Horizonte.

Mais vermelho…
O socorro ocorre porque o DRS-15, que engloba 102 municípios, incluindo Rio Preto, voltou a cravar 77,7% de ocupação de leitos de UTI nesta segunda-feira (31). O índice coloca a região, outra vez, mais perto de uma regressão para o vermelho (80%) do que um avanço para o amarelo (74.9%) no mapa de flexibilização das atividades econômicas.

… do que amarelo
A situação é exatamente oposta à vivida na segunda-feira da semana passada (dia 24), quando a região chegou a 74,3%, patamar que levou o prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB), entre outros, a se animar e fazer gestão junto ao governador João Doria (PSDB) para antecipar a reclassificação da DRS, o que não ocorreu. A alta nos números representa um pesadelo para quem sonha com o amarelo justamente na semana de nova avaliação, que ocorre na sexta-feira (4).

Buraco sem fim
No Hospital de Base de Rio Preto, uma das principais referências de atendimento em toda a região, das 137 vagas para pacientes que exigem tratamento intensivo, 121 estavam ocupadas neste domingo (30), ou seja, uma taxa de 88,32%. É o maior índice desde que a instituição teve mais 20 unidades credenciadas pelo Estado no mês de agosto. Já são sete grandes “blocos” de leitos para essa finalidade em espaços que foram adaptados em tempo recorde para esta finalidade.

Covid na campanha
Em Catanduva, três dos quatro pré-candidatos à prefeitura do município nas eleições deste ano contraíram, quase que ao mesmo tempo, a Covid-19. Depois do empresário Ricardo Rebelato (PP) e do padre Osvaldo de Oliveira (PSDB) serem hospitalizados, foi a vez de o também empresário Roberto Cacciari (Cidadania) anunciar, neste sábado (29), que está em isolamento devido ao novo coronavírus. A lista de prefeituráveis da cidade conta com a petista Beth Sahão.

Mais grave
No momento, o quadro do padre é o que se revela publicamente o mais dramático. Internado no Hospital Emílio Carlos, de Catanduva, ele foi levado neste domingo (30) para um leito de semi-UTI onde está respirando com a ajuda de uma máscara de oxigênio, espécie de respirador menos invasivo. Rebelato buscou tratamento em um hospital de São Paulo após receber os exames confirmando a doença.

Assintomático
Cacciari, por sua vez, se encontra assintomático, segundo nota publicada nas redes sociais pelo filho dele. “Vamos manter o tratamento conforme protocolo e anticoagulante profilático. Amanhã repetiremos os exames laboratoriais e tomografia de tórax”, informou Roberto Cacciari Filho.

Notícias relacionadas