sexta, 22 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Estado inicia campanha contra o sarampo

Em função da epidemia de sarampo registrada em várias cidades da Bahia, a Secretaria de Saúde do Estado iniciou uma campanha de vacinação contra a doença para as pessoas que…

Em função da epidemia de sarampo registrada em várias cidades da Bahia, a Secretaria de Saúde do Estado iniciou uma campanha de vacinação contra a doença para as pessoas que pretendem viajar para o Estado nordestino no carnaval. Este é o primeiro surto de sarampo registrado no País nos últimos 6 anos, com 43 casos confirmados e 58 suspeitos.

São Paulo não tem caso autóctone (contraído no local) da doença desde 2000. Todas as pessoas devem ser imunizadas, exceto as que já foram vacinadas ou tiveram a doença. A imunização deve acontecer com dez dias de antecedência. A vacina está disponível em todos os postos públicos de saúde, inclusive nos aeroportos e rodoviárias paulistas.

A Secretaria promove campanha nos aeroportos com vôos para o Nordeste (Congonhas, Cumbica e Viracopos) e rodoviárias, com distribuição de panfletos informativos e indicação de vacina. Em Campinas, a Secretaria de Saúde distribuiu folhetos informativos em todas as unidades de saúde. A idéia é alertar os profissionais, da rede pública e privada, para ficarem atentos a possíveis casos de sarampo, notificando imediatamente a Vigilância Epidemiológica para adoção de medidas preventivas. Quem voltar da Bahia e apresentar febre e exantema, acompanhados de um ou mais dos sintomas de tosse, coriza e conjuntivite deve procurar ajuda médica.

Notícias relacionadas