Depois de uma madrugada de geada na região do Vale do Paraíba, em São Paulo, parte do estado está em alerta por conta da baixa umidade. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há riscos à saúde como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz, além da possibilidade de incêndios florestais.
A Defesa Civil do Estado informou que na madrugada desta sexta-feira (19/7), a temperatura mínima registrada na Serra da Mantiqueira chegou a 4,2°C. Essa temperatura criou condições para a ocorrência de geadas no Vale do Paraíba.
A região faz parte da abrangência do alerta de “perigo potencial” determinado pelo Inmet até o fim desta sexta.
Quase todo o estado tem as mesmas condições, mas as regiões de São José do Rio Preto, Araçatuba, Ribeirão Preto e Presidente Prudente estão classificadas como áreas de “perigo”, com maior potencial de danos.
Previsão para o fim de semana na capital
Na capital, o fim de semana deve ter de sol entre nuvens, com temperaturas baixas durante as madrugadas e em gradativa elevação no decorrer das tardes, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da prefeitura.
O sábado (20/7) deve começar com muita nebulosidade, formação de neblina em alguns pontos da cidade e termômetros oscilando em torno dos 12°C. No decorrer do dia o sol aparece entre nuvens e diminui a sensação de frio, favorecendo a elevação das temperaturas. As máximas podem chegar aos 24°C, com índices de umidade se aproximando dos 35% durante a tarde.
O domingo (21/7) segue com sol entre nuvens e temperaturas em gradativa elevação na Grande São Paulo. Os termômetros devem variar entre mínimas de 13°C e máximas que podem chegar aos 25°C. No final da tarde a nebulosidade aumenta com a chegada da brisa marítima, porém não há condições de chuva.