


O estado de São Paulo registrou uma redução histórica nos casos de latrocínio, que é o roubo seguido de morte, durante o primeiro trimestre deste ano. De acordo com dados oficiais, o número dessas ocorrências caiu pela metade em comparação ao mesmo período do ano passado, passando de 38 para 19 casos em todo o território paulista. Este é o menor índice registrado desde o início da contagem oficial, em 2001, consolidando uma tendência de queda que se estende pela capital, região metropolitana e interior.
Na capital paulista, os registros caíram de 13 para 6 casos nos primeiros três meses do ano, enquanto a Grande São Paulo viu as ocorrências baixarem de 9 para 4. No interior do estado, o recuo também foi significativo, saindo de 16 para 9 crimes. Apenas no mês de março, foram contabilizados 7 latrocínios em todo o estado, o que representa o menor número para este mês específico nos últimos 26 anos.
As autoridades de segurança pública atribuem esses resultados ao trabalho integrado entre as polícias Civil e Militar, com foco na rapidez para identificar e prender criminosos. Recentemente, investigações importantes ajudaram a retirar de circulação quadrilhas especializadas, como grupos que aplicavam o “golpe do amor” em aplicativos de relacionamento e criminosos focados no roubo de joias. O uso de tecnologia e programas como o SPVida, que analisa detalhadamente o contexto de cada crime para planejar ações de prevenção, tem sido fundamental para tornar o policiamento mais eficiente.













Além da queda nos latrocínios, o estado também celebrou o menor índice de homicídios da série histórica para um primeiro trimestre, com uma redução de 5,6% nos casos em relação ao ano anterior. Para os gestores da segurança, o fortalecimento das investigações e a colaboração entre os diferentes setores da polícia são os pilares que garantem a continuidade da redução da violência e trazem mais tranquilidade à população.



























