sábado, 28 de junho de 2025
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Estado de SP apresenta resultados positivos nas atividades econômicas nos últimos 12 meses

Nos Serviços, três setores mostraram resultados positivos no acumulado dos últimos 12 meses, com a liderança de serviços profissionais, administrativos e complementares

Os setores da Indústria, Comércio e Serviços tiveram variação positiva nos últimos 12 meses, levando em conta o mês de março. A pesquisa foi divulgada pela Fundação Seade, com base nos resultados das Pesquisas Mensais de Indústria-Produção Física (PMI-PF), Comércio (PMC) e Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As informações, publicadas pelo IBGE, são ajustadas sazonalmente pela equipe técnica da Gerência Econômica da Fundação Seade.

Indústria

Em março de 2025, a indústria de transformação paulista cresceu 1,3% em relação ao mês anterior, já descontados os efeitos sazonais. Na comparação do acumulado em 12 meses, observa-se uma recuperação do indicador em relação ao mês anterior, ao passar de 3% para 3,3%, entre fevereiro e março de 2025.

Em março, na comparação com fevereiro, dos 17 segmentos industriais pesquisados pelo IBGE, 12 obtiveram variações positivas em relação ao mês anterior. O segmento com maior crescimento foi a fabricação de produtos farmoquímicos e farmacêuticos (11%). Na sequência, merecem destaque a fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (4,8%) e a de bebidas (3,6%).

No acumulado em 12 meses, 14 setores industriais apresentaram comportamento positivo, com destaque para máquinas, aparelhos e materiais elétricos, com elevação de 14,2%, outros equipamentos de transporte (exceto veículos automotores) (11,4%), veículos automotores, reboques e carrocerias (10,6%) e produtos têxteis (9,9%).

Serviços

O setor de Serviços registrou taxa de crescimento de 4,7% no acumulado dos últimos 12 meses. Três setores mostraram resultados positivos no período, com a liderança do setor de serviços profissionais, administrativos e complementares, que avançou 9,7%, seguido pelos serviços de informação e comunicação (8%) e serviços prestados às famílias (4,3%).

Na comparação mensal, entre fevereiro e março, entre as cinco atividades, destaque para os serviços prestados às famílias (5,3%).

Comércio

O comércio varejista paulista registrou aumento de 1% em março em relação ao mês anterior. No acumulado dos últimos 12 meses, o comércio varejista cresceu 2,5% até março de 2025.

Entre as 10 atividades acompanhadas pelo IBGE para o estado de São Paulo, seis registraram comportamento positivo em março de 2025 em relação ao mês anterior, com destaque para equipamento e materiais de escritório, informática e comunicação (3,4%) e hipermercado, supermercado, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,2%).

Considerando o acumulado dos últimos 12 meses, nove segmentos apresentaram crescimento, sendo que as maiores altas ocorreram para equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (29,8%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (10,1%).

Sobre o Seade

Há mais de 40 anos, o Sistema Estadual de Análise de Dados é referência nacional na produção e disseminação de análises e estatísticas socioeconômicas e demográficas do Estado de São Paulo.

Notícias relacionadas