Após meses de estiagem no primeiro semestre, São Paulo foi atingido por fortes chuvas em novembro, com os primeiros nove dias do mês registrando 241 milímetros de precipitação – um aumento de 66% em relação à média histórica de 145 mm para o período.
O estado está em alerta máximo, já que chuvas intensas devem continuar nos próximos dias, afetando a capital, região metropolitana e diversas outras áreas do estado. A previsão aponta para chuvas intensas, com raios, rajadas de vento e até risco de granizo.
A Defesa Civil criou um gabinete de crise para monitorar a situação e coordenar ações emergenciais. As áreas mais afetadas deverão ser a capital paulista, a Baixada Santista, o Vale do Ribeira, o Litoral Norte, além de regiões do interior como Sorocaba, Campinas, São José do Rio Preto, Franca e Ribeirão Preto.
Embora o estado de São Paulo como um todo esteja sob alerta, as regiões de Bauru e Araraquara podem registrar níveis de precipitação ainda mais elevados, exigindo uma atenção redobrada dos moradores e autoridades locais.