A estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no Mirante de Santana, na Zona Norte de São Paulo, registrou nesta terça-feira (29) a umidade relativa do ar mais baixa deste inverno – apenas 19%, por volta das 15h. O índice é recorde no ano. O mais baixo que havia sido registrado neste inverno foi 21%, no último dia 8.
A temperatura máxima registrada na estação do Mirante de Santana foi de 26,8°C, entre 14h e 15h, segundo o Inmet, valor abaixo dos últimos dias, quando vem batendo na casa dos 28°C. A temperatura um pouco mais “amena” se deve a uma frente fria de intensidade leve que está passando pelo litoral paulista.
A frente trouxe um pouco de ventos para São Paulo, mas não o suficiente para uma redução significativa da temperatura, segundo a metereologista da Climatempo. De acordo com o CGE, as médias de temperatura na capital ficaram em torno dos 27°C. A mais alta – 28,2% – foi registrada no Jaçanã/Tremebé, na Zona Norte.
Mas a tendência é de mais calor para os próximos dias, inclusive com mais uma quebra de recorde. De acordo com a previsão do Inmet, a temperatura deverá atingir os 29°C na próxima sexta-feira (1). No último dia 23, o Inmet registrou 28,1°C, a mais alta do inverno.