sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Estação Elektro começa atividades 2ª feira na São Bento

A realização do evento conta o apoio da Secretaria da Educação e Cultura. O Projeto Estação Elektro volta a Votuporanga na próxima segunda-feira (09/10). Previsto para atender na Praça Matriz,…

A realização do evento conta o apoio da Secretaria da Educação e Cultura.

O Projeto Estação Elektro volta a Votuporanga na próxima segunda-feira (09/10). Previsto para atender na Praça Matriz, os coordenadores decidiram mudar a instalação para a Praça São Bento. Isso porque a Matriz está sediando a quermesse da paróquia Nossa Senhora Aparecida com uma ampla estrutura que poderia dificultar a montagem do laboratório.

A carreta e os estandes da Estação Elektro ficarão na São Bento, na rua Itacolomi. A população poderá visitar o projeto, gratuitamente, até o dia 11 de outubro, das 8h30 às 21 horas.

A Estação Elektro é um verdadeiro laboratório itinerante que percorre os municípios atendidos pela empresa, com experimentos e equipamentos que mostram, na prática, a história da eletricidade e sua importância em nossas vidas. O projeto conta com estandes e uma carreta com 13 metros de comprimento por onde são expostos vários experimentos.

Objetivo
Conferir como chega a eletricidade nas residências, no trabalho, nas ruas e no campo e aprender de forma lúdica e divertida como evitar muitos acidentes que, às vezes, acontecem por simples falta de conhecimento é o objetivo da Estação Elektro.

Cerca de 50 alunos que freqüentam projetos de Educação Ambiental irão visitar a carreta. As visitas são acompanhas por um monitor que explica os conceitos envolvidos em cada experimento. Além disso, um vídeo sobre o tema é apresentado a todos, e eletricistas da Elektro irão coordenar oficinas específicas sobre segurança no uso da eletricidade para crianças, adultos, profissionais do comércio e da construção civil, além de trabalhadores rurais.

Um dos experimentos é uma miniusina hidrelétrica, que possibilitará a visualização do funcionamento de toda a cadeia da energia elétrica, da geração, passando pela transmissão, até a distribuição de eletricidade. Outro experimento permite verificar como os fios que as crianças utilizam para empinar pipas são bons condutores de energia elétrica, podendo causar graves acidentes.

Ao lado da carreta, eletricistas da Elektro coordenam oficinas para os diversos públicos – crianças, donas de casa, profissionais do comércio de materiais elétricos, trabalhadores rurais e da construção civil. É exibido um vídeo com dicas e regras importantes para a segurança e o uso racional da energia elétrica.

Notícias relacionadas