Após cinco anos da última apresentação em Votuporanga a Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira voltará a embelezar o céu da cidade no próximo dia 8 de agosto, quando o município comemora 74 anos, às 15h30, no Centro de Lazer do Trabalhador “Oscar Bottura”, na Av. Angelo Bimbato.
Na tarde desta quinta-feira (07/7) o prefeito Junior Marão recebeu em seu gabinete os pilotos Capitão Nielson de Araújo Silva e Major Líbero Onoda Luiz Caldas para definir os detalhes da apresentação. Segundo o Major Caldas, a Esquadrilha da Fumaça recebe em torno de 1.000 pedidos por ano, mas somente consegue atender em média 100. “Fomos muito privilegiados de poder contar com essa bela apresentação justo no dia do aniversário da cidade. A Esquadrilha da Fumaça é literalmente um orgulho do nosso país e tenho certeza que todos os votuporanguenses irão ficar muito felizes com esse presente”, comemorou Marão.
O local foi escolhido por apresentar melhor visibilidade e mais facilidade de acesso para a população, tendo em vista que a última apresentação realizada no aeroporto de Votuporanga, em 2006, muitas pessoas não conseguiram sequer chegar até o local devido ao congestionamento que se formou na estrada de acesso. Além disso, a equipe técnica da FAB também apontou o local como sendo uma área segura para realização de todas as manobras.
A Esquadrilha
A tradicional apresentação da Esquadrilha da Fumaça tem duração de 32 minutos, na qual são exibidas aproximadamente 22 sequências de manobras (equipe) com 55 acrobacias (individuais). Todas as sequências podem ser vistas no site da Esquadrilha (www.esquadrilhadafumaca.com.br).
A Esquadrilha da Fumaça é formada por 13 pilotos, que se revezam em sete posições de vôo a cada demonstração. Toda apresentação conta com sete aeronaves. Quando não há aeronave de apoio, ou seja, em circuitos breves, a equipe se desloca normalmente com 16 militares, sendo 8 pilotos (Oficiais) e 8 mecânicos (Suboficiais e Sargentos). Apenas um dos pilotos não participa da demonstração, pois fica responsável pela locução, juntamente com um auxiliar (mecânico).
Os pilotos, formados na Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga/SP, podem se candidatar para ingressar no Esquadrão após completar 1500 horas de vôo, sendo 800 delas como instrutores de vôo da AFA. Além disso, para fazer parte do grupo, o oficial deve ser voluntário e precisa ser aprovado por um Conselho Operacional, composto por todos os oficiais do Esquadrão.
A aeronave utilizada é a T-27 Tucano, um monomotor com capacidade para dois ocupantes, fabricado pela Embraer. Tem como dimensões 9,86 metros de comprimento, 3,40m de altura e 11,14m de envergadura e pesa 2.520kg. Sua velocidade máxima é de 525 km/h ao nível do mar, porém, durante as apresentações, o máximo que se atinge é de 400 km/h ao nível do mar.
As últimas apresentações na região aconteceram nas cidades de Nhandeara, 23 de junho, e Mirassol, no dia 1 de julho. E a última apresentação feita até hoje foi em Ituverava, no dia 3 de julho. “Em média fazemos cerca de oito apresentações por mês, praticamente todos os sábados e domingos”, afirmou o Capitão Nielson.