sábado, 16 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Esquadrão Antidengue vai à Rio Preto combater a dengue

Aproximadamente 60 homens do Esquadrão Antidengue, da Secretaria de Saúde do Estado, chegam a Rio Preto na próxima semana. A equipe, treinada especificamente para combater o mosquito Aedes aegypti, começa…

Aproximadamente 60 homens do Esquadrão Antidengue, da Secretaria de Saúde do Estado, chegam a Rio Preto na próxima semana.

A equipe, treinada especificamente para combater o mosquito Aedes aegypti, começa a trabalhar dia 5 de novembro e fica na cidade durante duas semanas. “Primeiro o esquadrão pára em Mirassol e vem para Rio Preto para os trabalhos de prevenção”, afirma Sirle Abdo Scandar, diretora da Sucen de Rio Preto.

Na operação, os alvos são criadouros e regiões da cidade com maior incidência da doença. Os profissionais fazem o controle de imóveis estratégicos, como cemitérios, depósitos, ferros-velhos e prédios comerciais.

São usados desinsetizadores para pulverizar os locais, com máquinas de nebulização. Eles também vistoriam criadouros.

Eles fazem ainda levantamento do nível de infestação de larvas do mosquito e ações para bloquear a transmissão.

“Estamos fazendo a lição de casa para evitar que a dengue volte a atacar no verão”, diz o coordenador da Sucen, Affonso Viviani Júnior.

Rio Preto está com 9.928 casos positivos da doença desde o começo do ano. Foram feitas 11.943 notificações. A Secretaria de Saúde está fazendo uma recontagem dos casos, por isso a diferença nos números apresentados a cada semana.

Também em novembro, o município começa o trabalho dos “agentes-aranhas”. Cerca de 50 homens estão sendo treinados pelo Corpo de Bombeiros para trabalhar em carros-espiões.

São caminhonetes com escada móvel adaptada, que permite busca de criadouros em caixas d‘água e telhados.

Notícias relacionadas