sábado, 23 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Espetáculo gratuito com bonecos no Dia Mundial do Teatro

Votuporanga terá um espetáculo especial em comemoração ao Dia Mundial do Teatro (27/3). A cidade sediará apresentações de um teatro de bonecos chamado “Convocadores de Estrelas”, nos dias 27 e…

Votuporanga terá um espetáculo especial em comemoração ao Dia Mundial do Teatro (27/3). A cidade sediará apresentações de um teatro de bonecos chamado “Convocadores de Estrelas”, nos dias 27 e 28 de março, às 20 horas, no Teatro Municipal “Tenente Mário Bernardes”. A entrada é gratuita. O público alvo são crianças com idade a partir dos 6 anos.

A realização é do grupo de Campinas “Seres de Luz Teatro” que trará a peça de forma gratuita com apoio da Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria da Educação e Cultura.

A produção foi viabilizada pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Está incluído no Edital Circuito Sesi-SP de Produções Teatrais Inéditas de 2007.

O PAC foi implantado em 2006 por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com mecanismos do Fundo Estadual de Cultura, Recursos Orçamentários e Incentivo Fiscal. Com recursos orçamentários e através de editais públicos, as mais diversas áreas da cultura, foram premiadas, entre elas o teatro, com recursos do ICMS devidos pelas empresas. Por meio do programa, diversos artistas puderam custear a produção e a circulação de seus trabalhos.

A peça
“Convocadores de Estrelas” tem as características de um relato mítico. Uma saga de heróis que toca nos arquétipos mais profundos da humanidade. Sua linguagem metafórica, os símbolos esquecidos utilizados e as diversas leituras possíveis fazem deste espetáculo uma viagem intensa e fascinante.

O espetáculo mostra duas crianças, Pedro e Lola, e a luz de uma estrela. O enredo gira em torno de um medo ancestral, e a urgência de uma tarefa que só eles conseguirão cumprir. Talvez não haja mais tempo, talvez eles não consigam.

Um mito, uma história fascinante, uma incrível descoberta guardada na memória da humanidade: “Nós viemos das estrelas”.

A dramaturgia criada pelo diretor uruguaio Rafael Curci propicia a “Convocadores de Estrelas” o clima inigualável que possuem os mitos. A trilha sonora especialmente criada e executada pela musicista Badi Assad conduz o público por diferentes climas e sensações.

Ficha Técnica
Idéia, e Pesquisa Antropológica: Lily Curcio
Direção e Dramaturgia: Rafael Curci
Assistente de Direção: Simone Aranha
Atriz–manipuladora: Lily Curcio
Ator-manipulador: Abel Saavedra
Ator-manipulador: Darko Magalhães
Composição e Execução da Trilha Sonora: Badi Assad
Vozes Coro: Badi Assad e Fagner Vallilo
Percussão: Décio 7 Cecci
Confecção de Títeres e Máscaras: Abel Saavedra e Lily Curcio
Confecção do Teatro de Sombras: Rafael Curci
Colaborador na Concepção Plástica: Rogério Mourtada
Cenografia: Abel Saavedra
Adereços e Mecanismos Cenotécnicos: Diego Vega e Abel Saavedra
Figurinos: Silvana Nascimento
Costureira: Deunice Magalhães
Concepção da Iluminação: Abel Saavedra e Rafael Curci
Operação de Luz e Som: Simone Aranha
Produção Executiva: Deborah dos Santos Corrêa.

Notícias relacionadas