sexta, 22 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Espetáculo da “Mostra Estudantil” provoca debate e reflexão

De casa cheia praticamente todas as noites, a XXª Mostra Estudantil de Teatro de Fernandópolis tem provocado debates sobre temas importantes para a sociedade. Exemplo disso aconteceu na noite de…

De casa cheia praticamente todas as noites, a XXª Mostra Estudantil de Teatro de Fernandópolis tem provocado debates sobre temas importantes para a sociedade.

Exemplo disso aconteceu na noite de terça-feira, 4, quando o Grupo Takamatraca, do Colégio Incentivo COC, apresentou a peça “As Mortas de Nossa Ilha”, um texto original da atriz e dramaturga Vera Vianna com adaptação livre de Isaac Ruy, que também dirige o espetáculo.

A trama se baseia em casos reais de violência contra a mulher. O diretor Isaac Ruy reescreveu o texto criando quatro novas cenas e inserindo casos mais recentes – inclusive alguns ocorridos na cidade e região.

Violência doméstica (física e psíquica), pedofilia, estupros e assassinatos reais, narrados por atrizes vestidas de vermelho posicionadas nas laterais do palco, enquanto a trama acontecia na boca de cena, deixaram a plateia com a respiração suspensa. Ninguém do público saiu antes do final ou sequer foi beber água. A encenação prendeu a todos.

Ao final, houve um acalorado debate sobre o fenômeno social da violência contra a mulher, e a única conclusão unânime era a de que a impunidade é a principal causa dessa realidade.

Para o professor Zé Renato, que ao lado de seus companheiros da “Confraria da Crônica” (Gil Piva, Jaqueline, Osvaldo Secatto e Bella) discutia a peça,esse debate “tem que ganhar as ruas, chegar a todas as camadas da população”.

Coincidentemente, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania marcou um evento para o próximo dia 14 de novembro, na Câmara Municipal,cujo tema é “Diálogos sobre a violência contra a mulher”, com enfoque especial sob o prisma da Educação. A palestrante Sandra Cecília Magossi Mainardi, que é diretora escolar, pedagoga e psicopedagoga, apresentará o painel. O evento será das 7h30 às 16 horas.

Notícias relacionadas