A noite de quinta-feira, dia 4 de maio, foi de lembranças, homenagens e inauguração de uma Academia ao Ar Livre na Praça Waldemar Jesus de Souza, no Jacb. Dessa vez, a quinta edição do Projeto Espaço Verde da Fama, realizado pela Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Juventude e de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, homenageou o maestro, músico, pedagogo e educador musical, Edivaldo Francisco de Paula, que atualmente rege a nossa premiada Orquestra Sinfônica, e também a professora de educação física e analista sociocultural, Ana Maria Gonçalves dos Santos, conhecida por todos como Maía.
O projeto foi criado com o objetivo de preservar e valorizar a história da cidade, integrando o esporte, a cultura e o meio ambiente. Participaram das homenagens o prefeito Luis Henrique Moreira, o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Gouveia, os vereadores Andréa Moreto e João Zanetoni, o secretário de Esportes e Juventude, Wilter Guerzoni e o de Administração, Reginaldo Viota, o supervisor administrativo do Consirj, Jesus Martins Batista, secretários e servidores da Prefeitura, o diretor de divisão da Secretaria de Esportes e Juventude, João Roberto da Rocha, mais conhecido como ‘’Porquinho’’, o diretor do departamento de projetos esportivos e de lazer Renato Bigotto e o Chefe de Divisão de Eventos Esportivos e Lazer da mesma pasta, Danilo Reinaldes Souza, secretários e servidores municipais, a comunidade do bairro e representantes da cultura e do esporte que fizeram questão de prestigiar os amigos homenageados.
Os músicos da Orquestra Sinfônica executaram o Hino Nacional Brasileiro e também o Hino de Jales, que teve participação do Maestro Edivaldo de Paula, juntamente com Moisés Landim de Souza e Edson Antônio da Silva, na autoria da letra, música, arranjo e harmonia, se tornando um símbolo do município. O trio foi vencedor do concurso realizado pela Prefeitura de Jales para a escolha do melhor hino para a cidade, que representa a identidade do povo de Jales, desde a sua evolução política, administrativa e econômica, bem como os costumes e tradições da cidade. É uma amostra dos valores jalesenses, exemplo da poesia, da música e das qualidades morais de nossa gente, na medida em que une e concilia.
Wilter Guerzoni lembrou que o Espaço Verde da Fama visa, através do plantio de mudas, dessa vez de Ipês Brancos, homenagear pessoas que atuam ou atuaram diretamente com o esporte, a cultura e o meio ambiente no município. Para isto, praças públicas são escolhidas para exaltação de esportistas, artistas e ambientalistas jalesenses. “É uma honra conseguir reunir nessa noite festiva autoridades, familiares e amigos dos homenageados, o Maestro Edivaldo de Paula e da nossa querida educadora física Maía, para poder homenagear quem fez história e exalta o esporte e a cultura de nossa cidade. Fazemos questão de homenageá-los em vida, pois queremos mostrar que temos muito orgulho dessa história”.
O presidente da Câmara Municipal, Ricardo Gouveia e o vereador João Zanetoni, que reside no bairro onde aconteceu a homenagem, o Jacb, parabenizaram a administração municipal pelo projeto Espaço Verde da Fama e pelas justas homenagens prestadas a pessoas que prestam tão relevantes serviços em prol da cidade.
Na sequência aconteceu o descerramento das placas de homenagens e o plantio das mudas. Depois disso, o prefeito Luis Henrique e as autoridades presentes descerraram a placa de inauguração da Academia ao Ar Livre, que contempla 10 equipamentos de ginástica, para promover saúde, bem-estar e qualidade de vida, aos moradores do bairro e imediações. A instalação da Academia foi viabilizada por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Itamar Borges. “Quero fazer um agradecimento ao meu amigo, presidente do MDB de Jales, José Devanir Rodrigues, o Garça, e ao vereador Deley Vieira, que fizeram gestão junto ao deputado Itamar Borges para conquistar essa completa Academia ao Ar Livre para o Jacb”, frisou o prefeito Luis Henrique em seu pronunciamento.
Todo o evento foi abrilhantado por apresentação de canções pelos músicos da Orquestra Sinfônica de Jales.
O prefeito Luis Henrique disse “que é uma alegria, felicidade e emoção muito grande chegar à quinta edição do projeto que une o esporte, o meio ambiente e emocionantes histórias. E dessa vez a alegria é dobrada, já que estamos prestando homenagens ao maestro Edivaldo de Paula e à educadora física e analista sociocultural Maía e ainda entregarmos para a população esses dez equipamentos da Academia ao Ar Livre aqui na Praça Waldemar Jesus de Souza, no Jacb, tão bonita e bem cuidada. Nesse belo espaço, temos o local propício para homenagear com o plantio de mudas de ipês, pessoas tão queridas pelos jalesenses. Todas as vezes em que falamos em resgatar e valorizar as histórias e tradições é sempre muito válido e importante. Obrigado por levarem o nome de nossa cidade aos lugares por onde passam”.
Os homenageados
A professora Ana Maria Gonçalves dos Santos carrega o apelido de Maía desde a infância. Carinhosamente é chamada de Aninha pelos amigos da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo.
Começou no esporte aos 8 anos como nadadora, aos 12 era jogadora de basquete e por fim, foi aluna de Educação Física na antiga Funec, de Santa Fé do Sul, onde trabalhou como técnica de basquete, disputando o Campeonato Paulista.
Ingressou na Secretaria da Educação em 1985 e deu aulas por 28 anos na Escola Estadual Dr. Euphly Jales, onde se aposentou.
Maía também é concursada pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo desde 1995, onde exerce função na Inspetoria Regional de Santa Fé do Sul há mais de 15 anos, atuando nos bastidores dos eventos oficias do Estado como funcionária. Segundo ela afirma, “o esporte é minha razão de ser”.
Já o Maestro Edivaldo Francisco de Paula, iniciou seus estudos aos 9 anos de idade com seu pai, Osmar Francisco de Paula (trompetista profissional pela Ordem dos Músicos do Brasil – OMB). Teve também como tutores alguns músicos da Corporação Musical, como o Sr. Antonio Bressan e Ivardir Pissolato. Já na década de 80, aprimorou seus estudos com o Maestro Lucas Guimarães, Eliazar de Carvalho, Sergio Caspapera, Donizete Fonseca entre outros.
Assumiu a regência do grupo musical no ano de 1991. É Musico profissional pela OMB com registro nº 47.345CR/SP, Pedagogo pela ULBRA, Educador Musical pela UFSCar, Pós Graduado em Gestão Cultural pelo SENAC, Diretor Musical do Centro de Educação Musical “Avenir Fernandes” e Regente da Orquestra Sinfônica de Jales.
Atualmente o maestro Edivaldo está à frente da Orquestra Sinfônica de Jales, que foi criada oficialmente pelo ex-prefeito municipal de Jales Dr. Edison Freitas de Oliveira. Durante a sua trajetória, a Corporação Musical chegou estar entre as 5 melhores bandas sinfônicas do país e entre as três melhores do Estado de São Paulo. No ano de 2012, o grupo evoluiu para Orquestra Sinfônica de Jales sendo premiada nos biênio 2013-2014 e 2015- 2016 como finalista do Mapa Cultural Paulista, contemplada com a gravação de um CD juntamente com outros 20 grupos musicais selecionados no estado de São Paulo. Ambas as conquistas, tiveram como regente o Senhor Edivaldo de Paula, que está desde 21 de agosto de 1991 à frente dos trabalhos musicais e da direção artística da Orquestra.
Buscando sempre a evolução do Grupo Musical, a Prefeitura Municipal de Jales, através da Lei nº 4.786 de 17 de maio de 2018, criou oficialmente a Orquestra Sinfônica de Jales e o Centro de Educação Musical “Avenir Fernandes”, com a proposta de musicalizar crianças, adolescentes e adultos, que tem como objetivo de desenvolver a conscientização da importância da educação musical para todos, proporcionando aos alunos maior grau de concentração, desenvolvimento social e cultural.