Fernanda Young, conhecida por seu trabalho como escritora, atriz, roteirista e apresentadora de TV, morreu na madrugada deste domingo (25), aos 49 anos. Ela estava no sítio da família em Gonçalves, em Minas Gerais.
Após uma crise de asma seguida de parada cardiaca, ela foi levada de ambulância para um hospital da cidade vizinha, Paraisópolis. A equipe médica tentou reanimá-la, sem sucesso.
Amigos e familiares de Fernanda se despediram em velório realizado no Cemitério de Congonhas, zona sul de São Paulo. Após m cortejo no final da tarde, o corpo foi sepultado sob aplausos.
Fernanda Young iniciou sua carreira na TV em 1995, em parceria com o marido, Alexandre Machado, na adaptação de textos de Luis Fernando Veríssimo para a série “A Comédia da Vida Privada”. Ainda na televisão, escreveu os roteiros das séries “Os Normais”, “Os Aspones”, “Minha nada mole vida e “O Sistema”.
Em 1996, lançou “Vergonha dos pés”, o primeiro de seus mais de 10 livros, como “Pos-F”, “Estragos” e “A mão esquerda de vênus”. Como apresentadora, esteve à frente do programa “Irritando Fernanda Young”, entre 2006 e 2010, e “Confissões do Apocalipse”, em 2012, ambos no canal por assinatura GNT. Ao lado de Fernanda Nobre, a atriz entraria em cartaz com a peça “Ainda nada de novo”, em São Paulo, no dia 12 de setembro.
Fernanda Young era casada desde 1993 com o roteirista e escritor Alexandre Machado, com quem teve as gêmeas Cecília Madonna e Estela May, de 19 anos. Ela deixa também seus dois filhos adotivos, Catarina Lakshimi, de 10 anos, e John Gopala, de 12 anos.