domingo, 24 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Escolas Municipais concluem mais um projeto de Educação Ambiental

Observando o consumo excessivo de água no Brasil e no mundo, a Prefeitura do Município de Jales, por intermédio da Secretaria de Educação, desenvolveu o Projeto “Consumo inteligente” que teve…

Observando o consumo excessivo de água no Brasil e no mundo, a Prefeitura do Município de Jales, por intermédio da Secretaria de Educação, desenvolveu o Projeto “Consumo inteligente” que teve como objetivo reduzir o consumo de água.

O Projeto foi coordenado pelo engenheiro ambiental José Carlos Campos G. Filho.

Começou com aula de educação ambiental nas terceiras séries das escolas municipais, em setembro.

Os alunos foram convidados a participar apresentando o boleto de água de sua casa e com a aplicação de técnicas de educação ambiental, apoiado por uma cartilha distribuída para cada um, os alunos começaram a melhorar seus modos de consumo e repassaram para suas respectivas famílias.

Mensalmente os alunos de cada escola da rede municipal de ensino de Jales que tinham o consumo de água reduzido, conforme constava nas contas de água, foram premiados.

Pensando nos alunos residentes na zona rural, onde não se tem boleto de água, o engenheiro sugeriu que os mesmos aplicassem o projeto em residências de parentes que moram na área urbana.

Assim mensalmente, foi observado o consumo de água de centenas de famílias jalesenses, com o auxílio das estagiárias da FATEC-JALES e apoio dos professores, diretores e coordenadores.

A escola com mais alunos participantes foi premiada com uma visita ambiental ao Córrego do Marimbondinho, na altura da chácara da dona Aurestina Assis de Matos.

A visita aconteceu no dia 08/12/2010, com alunos da terceira série da Escola Municipal Profª. Maria Olímpia Braga Sobrinho. Na visita o engenheiro explicou como a degradação ambiental aconteceu naquele local.

Ao final do projeto a aluna da E.M. Profª Eljácia Moreira, da terceira série A, Jenifer Cavalari Franham, reduziu 17 mil litros de água em sua residência, sendo a campeã em redução de consumo de água no desenrolar do projeto e foi premiada com uma bicicleta.

A aluna disse que foi muito bom o prêmio já que sua bicicleta havia sido vendida por seu pai. Ela estava sorridente e não tinha palavras para agradecer o prêmio conquistado.

Notícias relacionadas