A rede estadual de Educação em São Paulo passa, a partir desta quinta-feira, a ter metas de qualidade para suas escolas. A Secretaria de Estado da Educação lança, o Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp).
O Idesp estipula ano a ano metas que as escolas estaduais paulistas devem alcançar. São índices de 0 a 10. Cada uma das 5.183 escolas ganham a partir de hoje um índice para 2007 e metas a serem alcançadas já a partir deste ano. Além de 2008, terão metas para todos os anos, ou seja, em 2009, 2010, 2011 etc.
A Secretaria pretende que a rede estadual atinja alto nível de educação, compatível com a dos países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O índice segue modelo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do governo federal, mas com diferenças importantes ( o Ideb utiliza nota média dos estudantes na Prova Brasil, enquanto o Idesp considera a distribuição dos estudantes da escola em quatro níveis de proficiência de acordo com o Saresp).
Para criar o índice de qualidade, o Idesp, a Secretaria considererou dois critérios: o resultado de desempenho dos alunos no Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), considerando a sua distribuição em quatro níveis de proficiência (abaixo do Básico, Básico, Adequado e Avançado), e o fluxo escolar em cada nível de ensino das escolas. O fluxo é determinado pela taxa de aprovação média em cada ciclo (1ª a 4ª, 5ª a 8ª séries do Fundamental e 1ª ao 3ª do Ensino Médio).
A escola terá um Idesp para cada ciclo. Ou seja, se a escola tiver três ciclos (1ª a 4ª, 5ª a 8ª e Ensino Médio) terá três índices, três metas.
A Secretaria espera que em 2010 a rede estadual tenha 41,2% dos estudantes na 4ª série nos níveis “adequado” e “avançado”. Na 8ª série, 28,2% em “adequado” e “avançado”. No Ensino Médio, 16,6%.
A meta de cada escola é individual e leva em consideração sua atual situação, dificuldades e potenciais. Cada unidade é comparada somente a ela mesma, ou seja, sem comparação com outras unidades.
Os níveis ideais a serem alcançados variam de acordo com o ciclo. Para 4ª série as escolas terão de chegar a índice 7. Para 8ª, 6. Para 3ª do Ensino Médio, 5.