

As escolas estaduais que demonstraram interesse em adotar o modelo cívico-militar em São Paulo, incluindo quatro unidades de ensino em Fernandópolis, iniciam consultas públicas a partir de segunda-feira (17). As escolas Carlos Barozi, Armelindo Ferrari, Líbero de Almeida Silvares e José Belúcio, em Fernandópolis, estão entre as 300 escolas que participarão desta etapa.


Durante a consulta, alunos, pais, responsáveis e funcionários das escolas poderão expressar suas opiniões sobre a implementação do novo modelo, que está prevista para o segundo semestre deste ano. O objetivo é que até 100 escolas no estado adotem o programa.
As escolas têm até o dia 31 de março para realizar as discussões e registrar as opiniões na Secretaria Escolar Digital (SED). Caso o quórum necessário de 50% da comunidade escolar não seja atingido, outras duas rodadas de consulta serão realizadas em abril. O resultado final será divulgado no dia 25 de abril.
As escolas que adotarem o modelo cívico-militar seguirão o Currículo Paulista, organizado pela Secretaria da Educação. A secretaria também será responsável pela seleção dos monitores, que ocorrerá entre abril e maio. Os profissionais selecionados, juntamente com diretores e vice-diretores, passarão por treinamento em junho para se adaptarem ao novo modelo educacional.
