segunda, 18 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Escola utiliza redes sociais na comunicação com alunos e pais

Alunos e professores do 4º e 5º anos do CEM “Maria Martins e Lourenço” da Prefeitura de Votuporanga estão desenvolvendo um trabalho de “inclusão digital” nas chamadas redes sociais. O…

Alunos e professores do 4º e 5º anos do CEM “Maria Martins e Lourenço” da Prefeitura de Votuporanga estão desenvolvendo um trabalho de “inclusão digital” nas chamadas redes sociais.

O objetivo do projeto é aproximar os estudantes e seus pais da instituição, promovendo, através dessas ferramentas virtuais, tudo o que é praticado na escola.

Em uma pesquisa realizada no próprio colégio, diretores e professores concluíram que a maioria dos alunos, principalmente do 4º e 5 º ano, possuem perfil em redes sociais, principalmente no Orkut. “Os jovens estão ligados o tempo todo nas redes sociais da internet, como o Orkut, Facebook e Twitter. Esses espaços já são mais utilizados do que o e-mail. Pensando nisso decidimos criar esse projeto para podermos interagir com os alunos e seus responsáveis”, afirma o vice-diretor, Abílio Calille Junior.

O CEM criou um perfil no Orkut, adicionou os alunos e pretende se apropriar dessa ferramenta utilizando-a em benefício da educação.

A grande novidade para os “jovens internautas” é que, a partir de agora, eles começam a frequentar essas plataformas virtuais estimulados pela própria instituição, que busca se aproximar dos estudantes com fins educativos, fazendo uso simples das redes, colocando desde informações como calendário e avisos aos pais, até divulgação com conteúdo das aulas e tópicos para os alunos tirarem suas dúvidas. Uma ótima alternativa para os professores trabalharem a parte não presencial da aula com possibilidades de adicionar textos, figuras e vídeos ao conteúdo trabalhado no ambiente.

Para se ter uma idéia, somente em dezembro de 2009 17,2 milhões de pessoas acessaram o Orkut nos lares brasileiros, o que significa sete em cada dez internautas residenciais, o que o alça à posição de rede social de maior adesão no País. Em média, cada usuário gasta quatro horas e 40 minutos por mês no site, segundo o Ibope/NetRatings.

Notícias relacionadas