domingo, 17 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Escola pede para que alunos se fantasiem de “favelados do Rio”

Uma escola particular de Itajaí, Santa Catarina, causou espanto entre os pais enviando um pedido por escrito com a proposta de fantasia para a Festa de Integração das turmas do…

Uma escola particular de Itajaí, Santa Catarina, causou espanto entre os pais enviando um pedido por escrito com a proposta de fantasia para a Festa de Integração das turmas do 4º ano: “FAVELADO DO RIO DE JANEIRO”.

Assim mesmo, em caixa alta. Na prática, a “fantasia” consistia em bermuda, chinelo, óculos e boné. Nas redes sociais, o pai de um dos alunos postou a notificação e externou sua revolta.

“Nasci em uma favela, cresci na periferia de São Paulo e ainda assim não sei que traje é esse de favelado”, afirmou o jornalista Willian Domingues. “Sempre ensinamos os nossos filhos a não terem nenhum tipo de preconceito e não julgar as pessoas pelo que elas vestem ou têm, mas sim pelo caráter”, escreveu. A mensagem foi postada no Instagram e no Facebook na noite de ontem, quarta-feira, dia 28, e compartilhada por Celso Athayde, o fundador da Central Única das Favelas (CUFA).

A diretora do colégio Fayal, Fabiana Almeida, pediu desculpas em entrevista ao Jornal de Santa Catarina e disse que a instituição está tomando providências administrativas.

“Não fomentamos preconceito. Foi uma infeliz ideia, injustificável, e assumimos o equívoco”, afirmou a diretora. Em nota, o colégio tentou ser ainda mais enfático: “Não aceitamos racismo, xenofobia, homofobia ou qualquer intolerância de classes. Nossos 55 anos de história atestam esta postura.”

Notícias relacionadas