Estão abertas as inscrições para educadores da rede estadual interessados em atuar nas escolas do novo modelo de Tempo Integral, voltadas aos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Podem participar do credenciamento professores efetivos e estáveis, com licenciatura plena e atuação de pelo menos três anos na rede estadual. São 1,1 mil vagas disponíveis e os interessados devem fazer o cadastro até o dia 2 de novembro.
Para se inscrever, os educadores devem acessar a página da Secretaria Escolar Digital, com seu login e senha, e selecionar a opção “Credenciamento” entre as opções de perfis disponíveis.
O processo é unificado e permite que os educadores possam ser chamados para atuar em diferentes regiões do Estado. Após a inscrição, os candidatos elegíveis serão pré-classificados para as entrevistas, que acontecem entre outubro e novembro, em uma das 71 diretorias de ensino onde o modelo está implantado ou em implantação. Aqueles que já atuam nas escolas que passarão a oferecer o novo modelo em 2015 têm prioridade caso se cadastrem para permanecer na unidade.
Nas escolas com o novo modelo de Tempo Integral, a jornada dos alunos é de oito horas e meia no Ensino Fundamental e nove horas e meia no Ensino Médio, incluindo três refeições diárias. Os professores e gestores atuam em apenas uma unidade, totalizando 40 horas semanais, em um regime de dedicação plena e integral.
Atualmente 182 unidades oferecem o novo modelo nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Em 2015, serão mais 59 unidades. Os professores e gestores convocados devem ter dedicação exclusiva e recebem gratificação de 75% sobre o salário-base.