sábado, 21 de dezembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Escola de Hortolândia ganhará nome de cardiologista fernandopolense

O ex-secretário de Saúde de Hortolândia, o médico cardiologista Lourenço Daniel Zanardi, terá seu nome gravado na história da cidade, com a denominação de uma escola em sua homenagem. A…

O ex-secretário de Saúde de Hortolândia, o médico cardiologista Lourenço Daniel Zanardi, terá seu nome gravado na história da cidade, com a denominação de uma escola em sua homenagem.

A EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Viva Mais, no Jardim Santa Clara do Lago, receberá seu nome após aprovação de Projeto de Lei aprovado pelos vereadores na Câmara Municipal de Hortolândia, na noite desta quarta-feira (03 de maio).

O Projeto de Lei nº 11/2023, de autoria de vários vereadores da Casa, prevê a denominação da Escola que foi a primeira onde foi implantado o Projeto Hortolândia Viva, elaborado pelo médico enquanto estava a frente da Secretaria de Saúde em 2009, buscando oferecer aos alunos uma boa qualidade de vida através da alimentação. Zanardi esteve em Hortolândia em duas ocasiões como secretário de saúde, primeiro no mandato do ex-prefeito Jair Padovani e retornando em 2009, junto com o prefeito Ângelo Perugini. A frente da secretaria sempre ressaltou a importância de cuidar da população antes que ela adoeça, em várias oportunidade comentou que se a população tivesse acesso à alimentação de qualidade, espaço para se exercitar e de lazer o adoecimento seria evitado, ou se as pessoas adoecessem seria com menos seriedade, evitando a sobrecarga do sistema de saúde. Zanardi faleceu em 2021 vítima da pandemia da COVID-19.

“Essa homenagem a Escola Viva Mais, que tem um conceito implantado desde o primeiro ano da escola do ensino fundamental de boa qualidade de vida através da alimentação, tem nome por causa do Dr. Zanardi, que foi secretário de saúde em duas oportunidades. Ele foi uma pessoa muito querida, e é muito respeitado na cidade, principalmente na área da saúde, onde deixou um legado para Hortolândia”, comentou o vereador Ananias José Barbosa (PSD), um dos autores do projeto.

O vereador ainda ressaltou a importância de lembrar dos que fizeram a diferença na cidade. “É uma das incumbências do Poder Legislativo registrar a história, pois uma cidade que não fala do seu passado, tem dificuldade de entender o presente e programar o futuro. Sempre bom homenagear essas pessoas, assim como fizemos hoje com a homenagem ao Dr. Zanardi e ao prefeito Ângelo Perugini”.

Conheça a trajetória do médico:

Lourenço Daniel Zanardi, nasceu em 09 de junho de 1947, em Fernandópolis/SP, Em 1959, a família se mudou para Hortolândia, então conhecida como Jacuba, para que os filhos pudessem estudar GAC (Ginásio Adventista Campineiro), que, posteriormente, seria chamado IASP, e atualmente UNASP.

Lourenço Daniel Zanardi cursou o ensino médio no IACS (Instituto Adventista Cruzeiro do Sul), no Rio Grande do Sul. Onde custeou seus próprios estudos através da colportagem (venda de literatura adventista sobre saúde e estilo de vida saudável). Passou no vestibular do curso de medicina na Universidade Estadual do Pará, fazendo parte da primeira turma, onde se formou no ano de 1977. Durante a faculdade trabalhou no Hospital Belém, no setor de compras, onde também fez residência e especialização em cirurgia cardiovascular entre os anos de 1977 e 1979. No ano de 1977 se casou com Cássia Lilian Carvalho de Araújo na igreja do IASP, em Hortolândia. Em 1979 nasceu seu primeiro filho, Marlon, em Belém do Pará. No início de 1980 se mudou para Belo Horizonte, onde se torna diretor do Hospital São Lucas por dois anos. Em 1991 se tornou o superintendente Técnico e Hospitalar de toda a rede própria de hospitais da Golden Cross, sendo o responsável pela gestão de 28 hospitais e 40 centro médicos. Mesmo período em que nasceram suas duas filhas Elissa e Joyce.

Em 1999, volta a residir em Hortolândia, no mesmo bairro onde seus pais sempre moraram, Parque Ortolândia. No mandato de Jair Padovani, foi convidado para a Secretaria de Saúde de Hortolândia, momento da inauguração do Hospital e Maternidade Municipal Mário Covas.

Em 2009, retorna à Secretaria de Saúde no mandato de Ângelo Perugini e desenvolveu o programa Hortolândia Viva (Programa Inter secretarial de educação e promoção em saúde e qualidade de vida). Em 2017, retorna à Secretaria de Saúde onde permanece até meados de 2018. Em 01 de fevereiro de 2021, veio a óbito em virtude de complicações decorrentes da COVID 19.

Notícias relacionadas