Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Zantedeschi, em Fernandópolis, estão colocando em prática o que aprendem em sala de aula sobre reciclagem.
Com ajuda dos cerca de 300 estudantes, que doaram mais de 850 caixas de leite, os 22 integrantes do 4º ano B da escola produzem uma casa ecológica. Quando a “construção” for finalizada, o produto ficará para a escola, como brinquedo.
“Essa ideia surgiu durante uma aula de ciências, quando falávamos sobre reciclagem. Começamos a discutir que materiais poderiam usar para criar algo útil e começamos a produção. A expectativa é de que a casa fique pronta em agosto para a nossa feira”, explica a professora Márcia Goulart.
Após “erguer” as paredes, os alunos trabalham agora na confecção de um forro térmico para a casa. O projeto foi, inclusive, inscrito pela professora no Prêmio Educador Nota 10, oferecido todos os anos pelas fundações Victor Civita (Grupo Abril) e Roberto Marinho (Rede Globo).
Além das caixas de leite, os alunos também arrecadaram uma grande quantidade de garrafas pet, que serão transformadas em um sofá. Em um aterro sanitário ou na natureza, cada uma delas demoraria mais um século para se decompor.