sábado, 23 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Escola Clown realiza encontro de palhaços em Votuporanga

A Escola Clown de Palhaços de Votuporanga, com apoio da Secretaria da Educação, Cultura e Turismo, realiza no próximo sábado, dia 19, o primeiro encontro de todas as crianças que…

A Escola Clown de Palhaços de Votuporanga, com apoio da Secretaria da Educação, Cultura e Turismo, realiza no próximo sábado, dia 19, o primeiro encontro de todas as crianças que realizaram o “Escola de Clown” nos CEM’s.

O evento acontece na Chácara De Bortole em Votuporanga, das 8h às 17 horas, e será comandado pela APÇ – Atos&PalhaÇos, que tem como organizadores Aldo Hayrton Dezan e Paulo Ramalho Matta Junior.

O encontro é dirigido a todos os alunos que fizeram o curso no ano passado nos CEM’s que receberam o projeto e tem como objetivo proporcionar troca de experiências, integração, socialização, troca de informações, interação com crianças de várias escolas, bairros e realidades diferentes e, também, a confraternização prometida desde dezembro.

Arte Circense

Os integrantes do grupo APÇ estiveram em Salvador investindo em capacitação, sempre pensando em renovar e inovar, buscando o frescor necessário, com dedicação e muito treinamento para melhorar a qualidade do trabalho executado em hospitais, nas escolas e outros eventos.

Depois de pesquisas sobre qual curso seria ideal para o grupo, encontraram o mais propício: Palhaço de Picadeiro, na Escola Picolino de Artes do Circo com o ator e diretor, Breno Moroni, que estuda a linguagem do palhaço há 30 anos e já atuou com projetos educacionais e de saúde em escolas e hospitais em vários países da Europa como: Espanha, Inglaterra, Itália, França e Portugal.

Este aprendizado será colocado em prática em Votuporanga, transmitindo todo o conhecimento aos alunos que participaram das nove turmas realizadas em 2010. Interessados devem se dirigir para frente de algumas das unidades educacionais citadas abaixo e aguardar o ônibus das 7h30 às 8h30, acompanhados do pai ou responsável. Será imprescindível utilizar ou apresentar a camiseta a qual recebeu no projeto e também entregar a autorização assinada pelo responsável. Caso a criança não tenha a autorização, o responsável poderá solicitá-la para os monitores que estarão recepcionando e acompanhando-os na entrada do ônibus.

As crianças terão uma recepção com café da manhã e instruções de novas peripécias de palhaço circense com o artista e palhaço Breno Moroni. “Após vários convites conseguimos trazer esta boa surpresa para as crianças que, na verdade, é um presente com muito mérito. Elas merecem”, disse Aldo.

Após o almoço, as crianças poderão confraternizar se divertindo a vontade nos brinquedos infláveis, cama elástica, campo de futebol, piscina, pebolin, vídeo-game, pintura de rosto e ainda, como recordação, receberão uma camiseta específica do evento. Foram convidadas também várias autoridades para conhecer o projeto e experimentar de perto o prazer e a satisfação que as crianças sentem com a proposta da linguagem do palhaço solidário e o voluntariado.

Escolas que receberam o projeto:

CEM Prof. Geyner Rodrigues (camiseta roxa), CEM Profa. Clary Brandão Bertoncini (camiseta laranja), CEM Profa. Maria Martins e Lourenço (camiseta verde), CEM Profa. Anita Liévana Camargo (camiseta vermelha), CEM Profa. Neide Tonani Marão (camiseta azul e vermelha), CEM Prof. Faustino Pedroso (camiseta amarela), CEM Profa. Maria Izabel Martins de Oliveira (MIMO) – (camiseta verde limão), CEM Profa. Irma Pansani Marin (camiseta vinho) e por final CEM Prof. Valdir Gonçalves (camiseta verde e vermelha).

O projeto “Escola de Clown” é uma realização da SMECT – Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo de Votuporanga com o apoio da secretária Eliane Baltazar Godoi, juntamente com o Prefeito Junior Marão e APÇ – Atos e PalhaÇos. O APÇ ainda realiza ações lúdicas em vários hospitais da região, entre eles a Santa Casa de Votuporanga, de Fernandópolis, Hospital de Base em São José do Rio Preto e Hospital de Câncer em Barretos, amparado pela Lei de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet do MinC – Ministério da Cultura. Com este mecanismo buscam recursos para realizar ações em mais seis instituições até o final de 2012, contando com planejamento de expansão das atividades já enviadas ao MinC.

Notícias relacionadas