Os estudantes da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Unifev Ítalo Prates, João Eduardo Rodrigues e Matheus Flores, sob a orientação do Prof. Esp. Paulo Eduardo de Mattos Stipp, conquistaram a medalha de bronze durante a 8ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Esta é a 3ª vez que a Escola é premiada e a 7ª vez que chega à final da disputa.
A competição, que recebeu mais de 40 mil inscrições, teve a sua última fase realizada nos dias 20 e 21 de agosto, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Cerca de 1 mil alunos e docentes de todo o País chegaram à final presencial da ONHB, após disputarem cinco etapas onlines.
De acordo com o professor que orienta, anualmente, uma equipe do Colégio Unifev na Olimpíada, é gratificante obter esse resultado tão positivo.
“A ONHB impressiona pelo caráter colaborativo. Todas as etapas são realizadas por meio de debates entre o grupo e a pesquisa em livros e internet. Por isso, é sempre muito válido participar. Espero que, na próxima edição, possamos trazer mais uma medalha para a Escola”.
Stipp também foi selecionado para participar do 3º curso gratuito de Formação Continuada, organizado pelo Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. A capacitação aconteceu entre os dias 22 e 26 de agosto.
Para o estudante Matheus Flores, 17 anos, que é considerado “veterano” em olimpíadas, a ONHB, em especial, vai deixar saudade. “Já participei de muitas competições, em diferentes áreas. Mas, essa é totalmente diferente. Todas as provas são feitas em equipe, ou seja, envolve muita união e companheirismo. Estou muito feliz com a nossa colocação”.
Segundo a diretora do Colégio Unifev, Prof. Esp. Terezinha Joana de Carvalho Amaral, a medalha é uma grande conquista para a Escola.
“Uma competição desse porte estimula o espírito de cooperação, o conhecimento e a autodisciplina. Essa classificação nos enche de orgulho, pois evidencia a excelente qualidade do ensino oferecido pelo Colégio. Estamos no caminho certo. Parabéns aos nossos alunos e ao professor Paulo”, disse.
ONHB
A Olimpíada Nacional em História do Brasil começou em 2009 e tem feito grande sucesso entre estudantes e docentes de todo o País.
Abertas para escolas públicas e particulares, a ONHB tem o objetivo de promover o aprendizado da História do Brasil, por meio de questões de múltipla escolha e de tarefas que compreendem a análise de textos, documentos, imagens e mapas.
O diferencial da competição é não haver uma única resposta para o problema. Os alunos decidem em grupo as possíveis soluções.