Uma equipe de reportagem do SBT Interior encontrou, nesta quarta-feira (19), uma tornozeleira eletrônica no bairro Boa Vista, em Rio Preto. O objeto, utilizado para monitorar reeducandos, estava em uma lixeira e foi encontrado durante a produção de uma reportagem na cidade.
A equipe do SBT acionou a Polícia Militar, que foi até o local e recolheu o equipamento.
A PM acionou as diretorias das instituições de Rio Preto para tentar identificar quem estava usando o objeto abandonado e descobriu que o equipamento foi abandonado por uma detenta que cumpria pena por roubo no CRF de Tupi Paulista. Agora, ela é considerada foragida.
A tornozeleira pertence à Secretaria de Segurança Pública de SP e foi encontrada um dia após mais de 1.500 reeducandos do CPP (Centro de Progressão Penitenciária) serem liberados para a saída temporária. No Centro de Ressocialização feminino, 49 mulheres tiveram direito ao benefício.
Na região, 15 presos foram liberados do CDP (Centro de Detenção Provisória) de Icém e outros 40 no CDP de Riolândia.
A saída temporária é um benefício concedido aos detentos do regime semiaberto que recebem o direito de sair em períodos específicos, como Dia das Crianças, Dia das Mães e nas festas de fim de ano. Por ano, os presos do regime semiaberto têm direito a 35 dias fora do sistema prisional.