segunda, 25 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Enxurrada derruba muro e invade residência em Potirendaba

A chuva forte da tarde desta terça-feira, (07/03/2023), inundou um terreno, derrubou parte de um muro e a lama invadiu todos os cômodos de uma residência no bairro Villa Scarpelli,…

A chuva forte da tarde desta terça-feira, (07/03/2023), inundou um terreno, derrubou parte de um muro e a lama invadiu todos os cômodos de uma residência no bairro Villa Scarpelli, em Potirendaba (SP). A falta de muro de arrimo pode ter provocado o incidente.

Acompanhada de algumas pedras de granizo, a chuva durou cerca de meia hora e foi suficiente para provocar transtornos. Ruas da cidade ficaram completamente alagadas e uma família infelizmente teve sérios transtornos.

De acordo com o proprietário do imóvel, Marcelo Carvalho, a enxurrada veio de um lote da rua de trás da residência, derrubou parte do muro do fundo e invadiu todos os cômodos. Móveis e eletrodomésticos foram danificados.

“Infelizmente, como a água não tinha por onde escoar, ela invadiu a porta da cozinha e foi entrando por todos os cômodos. Ainda estamos calculando os prejuízos, mas o volume do barro e da lama foi tão grande que atingiu cama, sofá, geladeira e guarda-roupas. Infelizmente não teve um móvel que escapou”, relata.

Com enxadas, vassouras e mangueiras, amigos da família auxiliam nos trabalhos de limpeza da residência e tentam recuperar o que sobrou em meio aos estragos. Os cômodos ficaram completamente tomados por muita lama, restos de galhos e entulho. Nos fundos do imóvel, além dos blocos que caíram do muro, era possível presenciar um cenário de destruição e jamais antes visto em Potirendaba.

Marcelo comenta que já havia conversado com o proprietário do terreno anteriormente para que ele tomasse alguma medida com relação ao muro de arrimo e também a água que sempre caiu em seu quintal, porém, que nada foi feito. A família registrou um boletim de ocorrência na delegacia e vai ingressar com ação de danos morais e materiais.

“O terreno de cima não possui nenhuma saída para a água e quando chove fica toda dentro do lote. Com esse volume de chuvas dos últimos dias e principalmente de hoje, o muro não aguentou e aconteceu todo esse estrago”, relata.

Procurado pela reportagem, o proprietário do terreno, Marcio Martins, disse que não sabe de quem é a responsabilidade de realizar o muro de arrimo. “Colocaram galhos de podas de árvores na frente do meu terreno, o que fez com que a água entrasse no terreno e invadisse a casa. Eu penso que a responsabilidade de fazer o muro é de quem fez a casa”, disse o homem.

Técnicos da Defesa Civil estiveram no local e interditaram o muro, que corre sérios riscos de desabamento.

O advogado da família afirma que houve omissão por parte do dono do terreno, já que, desde a compra da casa, os proprietários já haviam solicitado que providências fossem tomadas com relação ao lote e nada havia sido feito.

Notícias relacionadas