domingo, 24 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Entrega do Selo de Qualidade será em outubro

A campanha “Selo de Qualidade – 2011” terminará no dia 06 de outubro, no auditório da Secretaria da Cidade, quando as empresas e prestadores de serviço serão devidamente certificados. Enquanto…

A campanha “Selo de Qualidade – 2011” terminará no dia 06 de outubro, no auditório da Secretaria da Cidade, quando as empresas e prestadores de serviço serão devidamente certificados. Enquanto isso, as inscrições ainda podem ser feitas, bastando que o interessado entre em contato com a Vigilância Sanitária e solicite a visita da equipe.
A coordenadora da Vigilância Sanitária, Neli Fernandes Drovetto de Oliveira lembra que a campanha não possui um caráter de fiscalização, “pois o intuito é incentivar a melhora na qualidade e nas práticas de higiene dos produtos comercializados e dos serviços prestados nos estabelecimentos certificados”.
As equipes já começaram as visitas e a aplicação do questionário aos estabelecimentos que se inscreveram. Podem requerer o selo os restaurantes, bares, padarias, açougues, mercados, entre outros. O projeto é da Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio da Vigilância Sanitária de Votuporanga e acontece pelo segundo ano consecutivo e, nesta edição, o selo apresentará três séries: ouro, prata e bronze.
Roteiro
Para conquistar o selo, os estabelecimentos terão de responder a um roteiro de inspeção, conduzido por um questionário que aborda assuntos relativos a higiene, instalações, controle de pragas, resíduos, manipulação de alimentos, limpeza, área de vendas, entre outros. Para garantir uma das versões: ouro, prata ou bronze, é importante que os estabelecimentos cumpram 100% dos itens considerados imprescindíveis, que de acordo com a avaliação, vão desde a qualidade dos alimentos até os procedimentos. O selo Ouro, de Excelência, será conferido ainda para aqueles que cumprirem de 91 a 99% dos itens necessários; o de Prata, para quem atingir de 76 a 90% e o Bronze, de 61 a 75%.
Em síntese, considera-se item Imprescindível, aquele que pode influir em grau crítico na qualidade, segurança e eficácia dos alimentos; e Necessário, o que pode influir em grau menos crítico. Para efeito de avaliação, existe ainda o critério Recomendável, item que pode influir em grau não crítico na qualidade, segurança e eficácia do serviço ou produto.
Para participar ou obter mais informações, basta entrar em contato com a Vigilância Sanitária pelo telefone (17) 3421-5574, na Rua Mato Grosso nº 3223, ao lado dos Correios. As inscrições são gratuitas.

Notícias relacionadas