sábado, 23 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Entidade protesta contra projeto que aumenta imposto aos médicos

Em documento sob o título “Carta Aberta aos Médicos”, a diretoria regional da Associação Paulista de Medicina divulgou nesta quinta-feita manifestaão em que reivindica a ampla discussão do projeto de…

Em documento sob o título “Carta Aberta aos Médicos”, a diretoria regional da Associação Paulista de Medicina divulgou nesta quinta-feita manifestaão em que reivindica a ampla discussão do projeto de lei (PL) 2337/2021. O projeto modifica a cobrança do Imposto de Renda para pessoas físicas, empresas e investimentos.

No entendimento da entidade, a proposta que eleva a alíquota de 34% para 43,2%, incluindo o imposto sobre os lucros e dividendos, “assim como a reforma tributária é um retrocesso”. Na carta, os dirigentes da associação, Leandro Colturato e Rodrigo Ramalho, afirmam ser “com pesar” que observam investida “no momento em que nossa sociedade exige a atenção de todos para o enfrentamento da crise sanitária e seus desdobramentos econômicos e sociais”.

Eles acrescentam que “estamos entre os países do mundo que mais tributam o consumo de bens e serviços, o emprego formal e o lucro dos empreendimentos, sendo as contrapartidas governamentais em saúde, educação e segurança no mínimo decepcionantes.”

A reforma tributária – afirma a entidade – é um retrocesso, não sendo aceitável por exemplo o fim do desconto simplificado para a classe média, assim como a maior tributação da pessoa jurídica, elevando a alíquota de 34% para 43,2%, incluindo o imposto sobre os lucros e dividendos.

Eles destacam ainda que a classe médica enfrenta a “pejotização” dos seus vínculos trabalhistas, sem nenhuma seguridade social pelo empregador. “Os colegas que se aglutinam e por meio do empreendedorismo, investimento e aquisição de novas tecnologias, se aventuram na construção de um modelo de assistência suplementar, têm seu futuro fortemente ameaçado, com consequências econômicas imprevisíveis.”

Notícias relacionadas