Pessoas que trabalham sentadas por um longo período ou horas dentro de um carro costumam sentir rigidez nas partes posteriores do quadril e uma tensão na região inferior das costas. A condição é conhecida como amnésia glútea, mas também é chamada de “síndrome do bumbum morto” ou do glúteo morto.
O glúteo máximo é um dos músculos mais fortes do corpo e problemas no seu funcionamento podem gerar lesões ciáticas e nos isquiotibiais (músculos localizados na parte posterior da coxa e quadril), além de de dores na canela e artrite nos joelhos, segundo especialistas.
A “síndrome do bumbum morto” costuma ocorrer quando os músculos da região se tornam fracos por inatividade e “se esquecem” de como devem funcionar. Quem passa muito tempo sentado durante o dia deve aprender a ativar os músculos da região, o que costuma ocorrer naturalmente em pessoas saudáveis.
A recomendação médica é que as pessoas se levantem da cadeira a cada 30 ou 50 minutos e marche no lugar, faça círculos com o quadril ou agachamentos, apertando as nádegas em cada repetição.