A Rede Municipal de Ensino da Estância Turística de Santa Fé do Sul retomou suas atividades em fevereiro, e com mais uma novidade. Novamente Santa Fé sai na frente e lança na grade curricular do Ensino Fundamental o Ensino Religioso. O objetivo desta inserção é incutir nos alunos de 1º a 9º ano valores fundamentais como a família, o amor e a solidariedade, temas cuja discussão é fundamental para a formação do cidadão. O lançamento oficial será sexta-feira (2), às 19h30, na Escola Municipal Agnes Rondon Ribeiro, com a participação de diferentes líderes religiosos.
O material para essa disciplina, produzido pela Editora Opet, foi elaborado a partir de reuniões com lideranças religiosas que, junto com a Secretaria de Educação, discutiram, analisaram e sugeriram os temas para as aulas. O Ensino Religioso não visa levar os alunos a serem adeptos a qualquer religião, mas sim, discutir o fenômeno religioso, sua importância no desenvolvimento social e pessoal, bem como na criação de normas e princípios para as atitudes, além de despertar os valores de cada um, na busca de uma formação integral de aluno.
Uma das sugestões foi o uso de palavras-chaves como perdão, amor, respeito, gratidão e tolerância. A gerente editorial da Opet, Célia Eliza Cunico, afirmou que o envolvimento dos diversos segmentos religiosos resultou em um trabalho fantástico. “As pessoas envolvidas estão compromissadas e trabalharam de forma harmoniosa”. O eixo de trabalho do Ensino Religioso será a família.
Para que as aulas sejam ministradas adequadamente, os professores participaram de três etapas de capacitação. Na primeira, trabalhou a motivação e conscientização dos professores. Na segunda etapa foram feitos grupos de estudos por escolas, aulas e fóruns e na terceira foi feita a análise final.