sexta, 15 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Energia da cana já é quase igual à da água em volume

O crescimento da cana-de-açúcar na geração de energia no país foi o principal destaque do Balanço Energético Nacional (BEN) de 2006, divulgado hoje pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Segundo…

O crescimento da cana-de-açúcar na geração de energia no país foi o principal destaque do Balanço Energético Nacional (BEN) de 2006, divulgado hoje pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Segundo os dados apurados no ano passado, a produção de etanol, que atingiu 17,8 bilhões de litros (crescimento de 10,8% na comparação com 2005) teve impacto direto na oferta de energia no país no ano passado. Considerando todas as formas de energia (renovável e não renovável), os produtos de cana-de-açúcar chegaram a quase igualar o volume de energia hidráulica, gerada a partir da água, na matriz energética.

Enquanto o álcool e bagaço derivados da cana-de-açúcar cresceram juntos 9,7%, a energia hidráulica cresceu 3,7%. Isso significa que os produtos da cana ocupam hoje fatia de 14,4% da energia gerada no país, contra 14,6% da energia hidráulica.

Os derivados de petróleo lideram o bolo da matriz energética, com 38,8% (o mesmo que em 2005), seguido por lenha e carvão vegetal (12,4% ante 13% no ano anterior) e gás natural (9,5%, mesmo porcentual de 2005).

No caso específico da geração de energia elétrica, a cana-de-açúcar (que representa entre 70% a 80% da biomassa usada para essa finalidade no país) também teve crescimento acima do esperado. A energia gerada por biomassa cresceu 7,1%, passando de 18,3 Twh para 19,6 Twh.

Notícias relacionadas