Acontece em Jales (SP), no dia 24 de outubro, evento que apresentará a importância do Pinhão Manso como a principal matéria-prima para a produção de biodiesel: o Primeiro Encontro Nacional do Pinhão Manso, organizado pela Associação Brasileira dos Produtores de Pinhão Manso (ABPPM). O papel do Pinhão Manso no Programa Nacional do Biodiesel, o Projeto Jales (que tem como objetivo criar na cidade um grande centro de referência no cultivo da oleaginosa, um celeiro de sementes) e a liberação do cultivo e da comercialização da semente serão alguns dos temas abordados. Além disso, haverá a apresentação para o público brasileiro da joit venture D1-BP (formada pela D1 Oils e British Petroleum, a maior produtora mundial de Pinhão Manso, com mais de 170 mil hectares já plantados em três continentes).
Este é o momento-chave para a apresentação do assunto. Segundo participantes de reunião realizada no dia 17, em Brasília, entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, pesquisadores da Embrapa e representantes da indústria do Biodiesel, nos próximos dias, o Ministério poderá incluir a Jetropha curcas no Registro Nacional de Cultivares. Assim que oficializado o registro, o cultivo e a comercialização do Pinhão Manso ficam liberados.
Primeiro Encontro Nacional do Pinhão Manso – Promovido pela Associação Brasileira dos Produtores de Pinhão Manso.
A ABPPM – Associação Brasileira de Produtores de Pinhão Manso está convidando seus associados e demais interessados para participarem da reunião da ABPPM em Jales – SP, a ser realizada no dia 23 de Outubro de 2007 com seguinte pauta proposta:
O evento acontece no Salão do Grandes Lagos Park Hotel, Rua Ayrton Senna da Silva, 376 – Jardim Estados Unidos, Cep. 15700-000 – Jales, SP | Telefone: +55 17 3632-1338;